COIMBRA,16 de Outubro de 2021

Sábados para a Infância estão de regresso a Coimbra

9 de Outubro 2021 Rádio Regional do Centro: Sábados para a Infância estão de regresso a Coimbra

A Escola da Noite anunciou, recentemente, o regresso dos Sábados para a Infância no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB).

Cabe à ilustradora Ana Biscaia, parceira regular desta iniciativa desde o seu início, em 2015, dinamizar a sessão de abertura, no dia 9, com a oficina “O retracto (aquilo que não se vê)”, dirigida a maiores de seis anos.

Partindo do livro com o mesmo nome, recentemente editado pela Xerefé (com texto de Clovis Levi), Ana Biscaia propõe a construção de “um livro onde saberemos dizer que retracto é o nosso ou que retracto é o do outro”, brincando “ao surrealismo, às colagens, aos sonhos e às realidades”. A oficina tem a duração de três horas e a inscrição pode ser feita por e-mail ou telefone

Pela primeira vez no TCSB, a Companhia Certa da Varazim Teatro (Póvoa de Varzim) traz a Coimbra “Bichos”, de Miguel Torga, com encenação e dramaturgia de José Caldas. O touro Miura e o corvo Vicente são as personagens em destaque, num espectáculo criado a pensar nos públicos de todas as idades, a partir dos seis anos.

No último fim-de-semana do mês, a Limite Zero apresenta duas sessões de “Em busca do planalto perdido”, um espectáculo de teatro de marionetas que nos conta a história de “dois destemidos abutres do Egipto, os últimos do planeta”, confrontados com o perigo de desaparecimento da espécie. A peça estreou em 2018 e é uma co-produção com o Teatro Municipal de Bragança, o Museu da Marioneta de Lisboa e a Alma d ́Arame. Os seus criadores assumem como ponto de partida “a preocupação com a extinção em massa e as suas consequências na biodiversidade – maior vulnerabilidade perante catástrofes naturais e alterações climáticas”.

As duas sessões em Coimbra têm lugar no dia 30 de Outubro, às 11h00 e às 16h00. Na véspera, dia 29, sexta-feira, às 15h00, terá lugar uma sessão para o público escolar, para a qual também já é possível efectuar reservas.

Clube de Leitura Teatral com Vanesa Sotelo


Depois do interregno do Verão, está também de volta o Clube de Leitura Teatral, iniciativa conjunta d’A Escola da Noite e do Teatro Académico de Gil Vicente. A dramaturga e encenadora galega Vanesa Sotelo é a convidada para abrir a temporada 2021/2022 e traz-nos excertos de duas peças escritas por si: “Nome: Bonita”, distinguida com o Prémio Mondoñedo10 para melhor texto dramático da década em língua galega (2018), e “Espécies Lázaro”, a sua mais recente criação, recentemente estreada em Portugal pela companhia Teatro Art’Imagem.
A sessão de leitura dos textos terá lugar no TCSB no dia 12 de Outubro, terça-feira, pelas 18h30. A presença em Coimbra de Vanesa Sotelo será ainda aproveitada para a realização de uma masterclass sobre o seu trabalho, marcada para 13 de Outubro, pelas 11h00, na Sala Brincante da Cena Lusófona, no Pátio da Inquisição. Ambas as iniciativas têm entrada gratuita, sendo, no entanto, aconselhável efectuar reserva prévia, devido à lotação limitada das salas.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM