A Escola de Coimbra do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) vai promover um ciclo de Road Shows na Região Metropolitana de Coimbra, centrado em temáticas estratégicas para o desenvolvimento institucional, a qualidade da governação e a capacitação cívica.
As três iniciativas versam “Aspectos Críticos da Contratação Pública”, com Daniela Sequeira, “O Estado e a Corrupção”, com Filipe Preces, e “Literacia Mediática”, com Sérgio S. Soares.
Os road shows “Aspectos Críticos da Contratação Pública” e “O Estado e a Corrupção” dirigem-se às autarquias dos 19 municípios da Região Metropolitana de Coimbra, visando contribuir para a qualificação em áreas particularmente sensíveis à exigência de rigor, transparência e conformidade.
Ao abordar dimensões críticas da contratação pública e a problemática da corrupção enquanto fenómeno que afecta a confiança e a eficácia do Estado, estas sessões procuram reforçar competências essenciais à tomada de decisão, à prevenção de riscos e à melhoria de práticas administrativas.
Em paralelo, o road show de “Literacia Mediática”, com Sérgio S. Soares, destina-se aos agrupamentos de escolas (7.ª, 8.º e 9.º anos) da Região Metropolitana de Coimbra, respondendo à necessidade crescente de formação para uma cidadania crítica num ecossistema informacional marcado por desinformação, polarização e consumo acelerado de conteúdos digitais. A iniciativa pretende apoiar a comunidade educativa no desenvolvimento de competências de análise, verificação e leitura crítica da informação, com impacto directo nas novas gerações.
Reforçar a capacidade do território
Embora orientados para públicos distintos, autarquias e comunidade escolar, estes road shows partilham um objectivo estruturante: funcionar como motor de formação para os 19 municípios em diferentes matérias e para diferentes gerações, reforçando a capacidade do território para enfrentar desafios contemporâneos com conhecimento, responsabilidade e sentido de serviço público.
Nas palavras do presidente do ISMT, Manuel Castelo Branco, com este ciclo, a Escola de Coimbra do ISMT reafirma o seu papel enquanto instituição de ensino superior comprometida com a Região Metropolitana de Coimbra, mobilizando conhecimento especializado e proximidade ao território para gerar impacto formativo, institucional e cívico.
Enquanto Daniela Sequeira referiu que as suas acções irão abordar “os principais aspectos críticos da contratação pública”, Filipe Preces apontou o conhecimento e a prevenção da corrupção como contributo para uma “base de integridade”. Já o jornalista Sérgio Soares chamou a atenção para a necessidade de alertar os jovens para a desinformação, que “ganha contornos perigosos” nas redes sociais e dar ferramentas para um consumo responsável da informação.
Cada um dos três temas a abordar em cada município, durante três horas e em sessões de manhã ou à tarde, destinam-se à capacitação de técnicos, dirigentes, agentes institucionais e comunidade, através de sessões temáticas orientadas para desafios contemporâneos com impacto directo na governação, na cidadania e na qualidade das políticas públicas. A literacia mediática tem como alvo alunos e professores dos agrupamentos escolares.
NA IMAGEM: Daniela Sequeira, Filipe Preces, Sara Borges, Sérgio Soares e Manuel Castelo Branco
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM