Foto: Martim Nunes.(Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas)
Na próxima sexta-feira, dia 22 de Março, tem início o Allianz Figueira Pro, que marca o início da temporada da Liga MEO Surf. O evento decorrerá na Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, entre os dias 22 e 24 de Março. Este regresso à primeira divisão do surf português está envolto em grande expectativa, após uma emocionante disputa pelos títulos nacionais de 2023, que coroou Joaquim Chaves e Francisca Veselko como campeões.
O quadro de competição, agora divulgado, promete baterias renhidas desde a primeira ronda masculina e feminina. É chegada a hora dos melhores surfistas portugueses voltarem a vestir a licra de competição e demonstrarem o resultado do trabalho físico, psicológico e técnico efectuado durante a pré-época, para iniciarem a corrida aos títulos nacionais com toda a determinação.
Destacamos algumas baterias do quadro de competição masculino:
E do quadro de competição feminino:
A nova geração do surf nacional tem vindo a afirmar-se cada vez mais nos últimos anos, conseguindo desafiar o favoritismo dos surfistas mais experientes e originando baterias e etapas muito disputadas e imprevisíveis até ao soar da buzina nas finais.
Martim Nunes e Francisco Ordonhas são dois desses protagonistas. O primeiro sagrou-se bicampeão nacional Pro Júnior no ano passado, alcançando o patamar da excelência com uma performance notável. O segundo terminou o ano dentro do Top 5 nacional e obteve o seu melhor resultado de sempre na Liga MEO Surf com um 3.º lugar na etapa do Porto.
Martim Nunes, Top 10 nacional e bicampeão nacional Pro Júnior em 2023, partilha: “O campeonato do ano passado na Figueira da Foz foi top, diverti-me bastante… Espero que este ano seja ainda melhor.”
Francisco Ordonhas, Top 5 nacional e vice-campeão mundial júnior em 2023, refere: “As ondas na Figueira da Foz são muito boas… É bom vermos que a nova geração está a dar cartas.”
O Allianz Figueira Pro é também a primeira de três etapas da Allianz Triple Crown, um sub-troféu que irá distinguir os melhores surfistas ao longo das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.
O Grupo Jerónimo Martins é, pelo sexto ano consecutivo, o parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf, investindo na partilha de informação e de boas práticas relacionadas com a preservação dos ecossistemas.
Em termos de prémios paralelos, destacam-se o Best Wave, Bom Petisco Girls Score, Go Chill Expression Session, Waversby Round, Waikiki Junior Award, e os prémios para os melhores surfistas locais da Figueira da Foz.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM