A Serra do Espinhal prepara-se para acolher, no próximo dia 15 de Novembro, a 5.ª edição do Trail Pedra da Ferida, uma iniciativa que combina o desafio desportivo, o contacto com a natureza e a responsabilidade social.
Organizado pelos Bombeiros Voluntários de Penela, com da Freguesia do Espinhal e do Município, o evento decorre a partir da vila do Espinhal e destaca-se por manter uma forte vertente solidária, revertendo as receitas das inscrições a favor dos bombeiros locais.
A Junta de Freguesia do Espinhal é a principal patrocinadora da prova, tendo assegurado a limpeza dos trilhos ao longo de 20 km que ficaram danificados devido à tempestade Krintin – um trabalho que exigiu a intervenção de quatro trabalhadores durante duas semanas, segundo informou o presidente da Junta de Freguesia do Espinhal, Luís Dias.
A grande novidade deste ano é a integração do Trail Curto, disputado na distância de 20 quilómetros com cerca de 1.000 metros de desnível positivo, no Campeonato Nacional de Trail Running, além de pontuar para o Circuito Distrital de Coimbra (ADAC) e para o Circuito Nacional de Trail Sprint da Federação Portuguesa de Atletismo.
A oferta desportiva adapta-se a diferentes níveis de preparação física, incluindo ainda o Mini Trail, com 13 quilómetros e cerca de 600 metros de desnível positivo, e uma Caminhada não competitiva de 10 quilómetros com sensivelmente 400 metros de desnível positivo.
Os percursos foram traçados para dar a conhecer os ex-líbris naturais e históricos da freguesia, oferecendo aos participantes uma passagem pelo Calvário do Espinhal, Rio Simão, Praia Fluvial da Louçainha, Aldeia das Relvas, Pé de Esquio e pela emblemática Cascata da Pedra da Ferida. Os atletas que enfrentarem o percurso principal dos 20 quilómetros terão ainda a oportunidade de percorrer as paisagens serenas de São João do Deserto e Pessegueiro.
As inscrições para a prova já se encontram abertas e podem ser efectuadas online através da plataforma oficial da Stop and Go em [https://stopandgo.net/events/trail-pedra-da-ferida-2026].
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM