COIMBRA,13 de Outubro de 2026

Congresso do Mondego em Viseu analisa futuro da bacia hidrográfica

13 de Outubro 2026 Rádio Regional do Centro: Congresso do Mondego em Viseu analisa futuro da bacia hidrográfica

O 1.º Congresso Mondego, centrado no tema “Que futuro para esta bacia hidrográfica?”, realiza-se no dia 24 de Outubro no Auditório do IPDJ em Viseu.

O programa do evento inicia-se às 9h30 com a recepção aos participantes, seguindo-se a sessão de abertura, às 10h00, com a presença de João Azevedo (presidente da Câmara Municipal de Viseu), Ana Abrunhosa (presidente da Câmara Municipal de Coimbra), Sérgio Costa (presidente da Câmara Municipal da Guarda) e António Minhoto (dirigente do MUNDA).

Às 10h30 aborda-se o tema “Problemas físicos e ambientais da bacia hidrográfica do Mondego”, com intervenções de Fernando Seabra Santos, Pedro Bingre do Amaral, Sílvia Martins e Pedro Raposo. A manhã termina com um debate às 12h30.

O período da tarde arranca às 14h30 com o painel “Modelo a implementar para uma boa governação da bacia hidrográfica do Mondego”, contando com intervenções de Helena Freitas, Bailo Antunes, Rui Cortes, José Antunes do Carmo e Tiago Pais. Segue-se um novo período de debate às 16h30.

A sessão de encerramento está agendada para as 17h00, com a intervenção de Jorge Gouveia Monteiro (dirigente do MUNDA). O evento conta com o alto patrocínio do Presidente da República, é organizado pelo MUNDA e coorganizado pelos Municípios de Viseu, Guarda e Coimbra.

Espera-se que a todo o momento a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC), já convidadas, confirmem a sua presença.

O MUNDA é um movimento de cidadão e associativo criado com o objectivo de proteger, valorizar e salvaguardar a Bacia Hidrográfica do Rio Mondego, abrangendo o percurso do rio desde a nascente (na Serra da Estrela) até ao mar (na Figueira da Foz).

O movimento tem tido um papel activo na denúncia de descargas poluidoras e atentados ambientais ao longo do rio, além de contestar soluções infra-estruturais controversas (como propostas de novas barragens) que considera desfasadas dos problemas estruturais e ecológicos do ecossistema hídrico.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM