COIMBRA,19 de Maio de 2024

Zeca por terras de Soure nas comemorações de Abril

22 de Abril 2019 Rádio Regional do Centro: Zeca por terras de Soure nas comemorações de Abril

O concerto “Por Terras do Zeca”, que assinala o 90.º aniversário do nascimento de Zeca Afonso, é este ano o ponto alto das comemorações do “25 de Abril” em Soure. Embora o programa seja mais reduzido que em anos anteriores, por força do calendário, que praticamente juntou a Páscoa à efeméride, a autarquia investiu “um pouco mais” para poder apresentar aquele espectáculo de “dimensão nacional”.

“Já no passado sábado tivemos oportunidade de assistir ao concerto sobre Zeca em Coimbra, no âmbito do programa Coimbra Região de Cultura, e no dia 27 teremos um evento relevante, de dimensão nacional, naquilo que foi Zeca Afonso na vertente musico-cultural”, realça o presidente da Câmara, Mário Jorge Nunes, sublinhando a tratar-se de dois espectáculos “diferentes, mas complementares”, que representam uma mais-valia para o momento comemorativo de Abril.

O espectáculo, a realizar a partir das 21h30, no Multiusos de Soure, contará com a presença dos cantores João Afonso, Zeca Medeiros, Filipa Pais e Maria Anadon, “legítimos intérpretes do legado de Zeca” e direcção musical de Davide Zaccarias. Os bilhetes (10 euros) para o concerto estão à venda na FNAC (lojas e online), estando a lotação do espaço limitada a perto de 500 espectadores.

A anteceder o concerto, decorre pelas 17h00, a apresentação do livro-álbum “José Afonso ao vivo”, que inclui um LP e dois CD, e textos do jornalista Adelino Gomes, que estará presente na sessão.

Comemoração “descentralizada”

Este ano, a autarquia decidiu descentralizar a sessão solene comemorativa dos 45 anos do 25 de Abril, saindo dos Paços do Concelho para o pavilhão multiusos e para o Parque dos Bacelos, junto ao Chaimite, viatura recentemente oferecida a Soure pelas Forças Armadas e que esteve envolvida nas operações da “Revolução dos Cravos”, perpetuando-se agora naquele espaço, num “acrescento” da ligação àquele momento marcante da história portuguesa. “É uma forma de manter a assistência, que ao final da tarde vai ter oportunidade de confraternizar”, explica o edil.

No dia da efeméride (25), a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Soure desfila às 9h30, estando a arruada ao longo da jornada a cargo da Banda de Soure. A seguir ao hastear da bandeira (10h00), decorrerá uma “caminhada pela paz”.

A inauguração de um mural evocativo “Abril 45 anos” está marcada para as 16h00, no Parque dos Bacelos, seguindo-se a sessão extraordinária da Assembleia Municipal, já no Multiusos, que inclui as habituais intervenções políticas, entrega dos prémios do concurso “Conhecer Abril”, apresentações de “Abril em festa”, pelo Clube Arte e Vícios, da Escola Secundária Martinho Árias, e de “O nosso 25 de Abril – A história contada e cantada”, por alunos do 4.º ano da Escola EB de Soure.

 

Sopas e arroz doce

E depois o aconchegar do estômago. O Festival das Sopas e do Arroz Doce abre portas, também no pavilhão multiusos, para servir o jantar no feriado da revolução e durante quatro dias, até domingo (28), as 10 freguesias do concelho, representadas por colectividades locais, têm oportunidade de evidenciar o melhor daquelas iguarias na quinta edição do evento.

“As sopas são hoje um produto que agrega as pessoas e mostra muito da nossa riqueza gastronómica”, destaca Mário Jorge Nunes, satisfeito pela adesão ao festival. A par da sopa, o arroz permite adoçar a boca aos comensais. “O arroz doce é um dos ex-libris do concelho e assistimos em cada edição a uma certa disputa das freguesias sobre quem confecciona o melhor, sempre com arroz carolino do Baixo Mondego, onde nos integramos”, refere o autarca. O evento será acompanhado da habitual mostra de artesanato nacional.

Os movimentados dias de Abril são ainda complementados pela realização da Taça Europeia de Escalada de Bloco.

“São dias em que o concelho se agrega, com os amigos e com as freguesias, à volta da temática das sopas, do convívio e da rica cultura que o município tem”, sintetiza Mário Jorge Nunes, à espera de “uma extraordinária adesão” da população, “como, aliás, tem sido hábito”.

“Dar cartas” na escalada

Cultura, gastronomia e… também desporto. Às comemorações do 25 de Abril e ao Festival das Sopas e Arroz Doce junta-se, a 27 e 28 de Abril, a Taça da Europa de Escalada de Bloco – Jovens, competição integrada no calendário internacional da modalidade e organizada em parceria pela Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e Núcleo de Escalada de Soure, com o apoio do Município.

“É a quarta edição que recebemos, estamos habituados a que seja no mês de Maio, mas o calendário da federação colocou-a este ano já no final de Abril. É uma modalidade que ganhou raízes em Soure e vamos continuar a fazer a nossa candidatura para aquele que é considerado o melhor pavilhão indoor para a prática da escalada em Portugal continue a dar cartas”, afirma o presidente da Câmara Mário Jorge Nunes.

O pavilhão da Encosta do Sol receberá mais de centena e meia de atletas que competem pela melhor classificação a contar para o circuito europeu, em representação de quase duas dezenas de países.

Escalada, bilhar, duatlo, downhill, btt, trail, xadrez, bilhar, voleibol e futebol. São diversos os desportos e as modalidades com eventos de registo realizados nos últimos anos no concelho de Soure, que coloca igualmente atletas e equipas locais em evidência. “Temos lançado a semente e investido especialmente em treinadores e professores, que é a parte fundamental, dando apoio mais à formação que à competição”, resume o autarca.

Com as obras de requalificação das piscinas de Vila Nova de Anços a terem início “em breve”, num investimento de cerca de um milhão de euros, Mário Jorge Nunes anuncia que até ao final do mandato apresentará o projecto das piscinas municipais de Soure. “As piscinas de Vila Nova de Anços, apesar das obras que vão sofrer, não são suficientes para a prática competitiva, e é preciso dar o salto e nós vamos querer dá-lo”, assegura, com o foco na dinamização de mais modalidades desportivas.

Jornal Terras de Sicó

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM