COIMBRA,18 de Julho de 2024

Vila Nova de Poiares acolhe pólo do Centro de Envelhecimento Activo

23 de Março 2024 Rádio Regional do Centro: Vila Nova de Poiares acolhe pólo do Centro de Envelhecimento Activo

Vila Nova de Poiares vai acolher o pólo distrital de Coimbra do Centro de Competências de Envelhecimento Activo, que irá funcionar num espaço do Município, disse o presidente da Câmara.

O Município de Vila Nova de Poiares assinou na quinta-feira o protocolo com vista à criação do pólo distrital do Centro de Competências de Envelhecimento Activo, entidade nacional sediada em Loulé, que terá como objectivo formar profissionais para oferecerem melhores cuidados e actividades aos idosos do distrito de Coimbra, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara, João Miguel Henriques.

“Foi uma oportunidade que surgiu. A Câmara participa em muitas acções relacionadas com o envelhecimento activo e saudável, temos muitos projetos nessa área e, na sequência de uma participação numa acção de entidades de todo o país, percebemos que o Centro de Competências iria desenvolver esta actividade e criar polos e manifestámos a nossa disponibilidade para receber o pólo distrital de Coimbra”, disse o autarca.

Em Vila Nova de Poiares haverá duas salas e um auditório ao dispor do pólo, num edifício municipal contíguo aos Paços do Concelho.

O pólo terá duas técnicas em permanência, que irão formar e capacitar “todos os agentes que trabalham com pessoas idosas, ao nível da segurança, actividade física ou saúde, para contribuir para um envelhecimento mais activo”, aclarou.

Segundo João Miguel Henriques, a procura de um envelhecimento mais activo e saudável é uma preocupação da Câmara, caracterizado por uma população envelhecida.

“Temos algumas ações desenvolvidas, há outras em parceria com entidades locais e agora com a criação deste pólo esperamos que a proximidade com os técnicos nos possa dar mais um apoio quer à Câmara, quer às IPSS [instituições particulares de solidariedade social], para melhorarem a actividade que desenvolvem”, salientou.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM