COIMBRA,18 de Maio de 2022

Vigília antecede funeral do presidente da Associação Académica de Coimbra

15 de Março 2022 Rádio Regional do Centro: Vigília antecede funeral do presidente da Associação Académica de Coimbra

O funeral do presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), Cesário Silva, será amanhã (quarta-feira) às 14h00, na Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra.

O velório decorre no mesmo local, a partir das 18h00 de hoje (terça-feira).

A pedido da família de Cesário Silva apela-se a que, junto com flores e outros louvores, sejam entregues bens para serem posteriormente somados à recolha que a AAC está a promover para serem doados à Ucrânia. Os bens podem ser entregues no piso 0 da Associação Académica e a AAC refere que “o Cesário ficaria orgulhoso de ver Coimbra e a Academia unidas, num momento difícil, a contribuir em prol de uma causa”.

A AAC realiza esta noite uma vigília em memória de Cesário Silva, que começará à meia-noite na Porta Férrea e terminará na Associação Académica de Coimbra, onde será descerrada uma placa evocativa.

O presidente da Direcção-Geral da AAC morreu no sábado na consequência de um acidente de viação em Oliveira de Azeméis. Cesário Silva, com 24 anos, estudante de Engenharia Informática, sofreu feridos graves e foi transportados para o Hospital de Gaia, onde acabou por falecer.

A AAC, de que Cesário Silva era presidente apenas desde Dezembro, salientou a sua dedicação e a luta em defesa dos estudantes. “O Cesário deu o seu tempo e a sua alma à nossa Casa, vivendo a Académica como poucos a viveram e manifestando-se na defesa dos estudantes como poucos o fizeram”, refere a Associação.

Também a Comissão da Queima das Fitas lamentou o desaparecimento de Cesário Silva, “pessoa de sorriso fácil e iluminador, pessoa de vontades e lutas, pessoa única e transformadora que marcou cada um de nós de uma forma única e especial”.

A Universidade de Coimbra, através do Reitor, considerou ser “um enorme choque a partida brutal e prematura de um jovem inteligente, empenhado e profundamente comprometido com as causas da UC e da AAC como sempre foi o Cesário Silva”. “Trata-se de uma perda devastadora para a Academia e para a cidade. À família e amigos, endereço as mais sentidas condolências”, afirma Amílcar Falcão.

“Cesário Silva foi um aluno exemplar; um Conselheiro comprometido com todas as causas essenciais da Universidade de Coimbra; um líder do movimento associativo sempre aliado com os interesses dos estudantes; e um presidente da AAC actuante e visionário sobre o futuro da Comunidade Académica. Mas acima de tudo, foi um português ético e humanitário, que acreditava na força da nova geração e reconhecia a sua responsabilidade na construção de um mundo mais justo e igualitário. Certamente uma grande perda para a Universidade de Coimbra e para o país”, refere, por sua vez, a presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias.

A Câmara Municipal de Coimbra também lamentou “profundamente a morte prematura” de Cesário Silva, sublinhando que é uma “dolorosa perda” para a cidade. Às condolências associaram-se o Presidente da República e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM