COIMBRA,13 de Abril de 2024

Universidade de Coimbra lança Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica

5 de Janeiro 2023 Rádio Regional do Centro: Universidade de Coimbra lança Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica

A Universidade de Coimbra (UC) promove, na próxima semana, entre 9 e 11 de Janeiro, o evento de lançamento da Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica, que agrega ensino superior e ensino básico e secundário.

“Como compreender e preparar as transformações no modo de ensinar e aprender, hoje e no futuro? – para responder a esta questão e dar o primeiro passo na construção de um ecossistema de reflexão, troca de experiências e aprendizagem cooperativa” é lançada a Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica.

Reunindo um grupo de investigadores e professores de prestigiadas instituições internacionais parceiras da UC – o consórcio de instituições de ensino superior STHEM Brasil, o SEMESP (também do Brasil), o Instituto Tecnológico de Monterrey (México) e a Arizona State University (EUA) – e escolas projectos-piloto de inovação pedagógica – Agrupamentos de Escolas de Boa Água, de Cristelo, Fernando Casimiro Pereira da Silva [Rio Maior], Marinha Grande Poente e de Vila Nova da Barquinha -, o evento inclui vários workshops, mesas redondas e momentos de partilha de experiências destinados à comunidade de docentes participantes.

A sessão de abertura do evento decorre na segunda-feira, dia 9, pelas 10h30, no Auditório da Reitoria. Após uma apresentação geral da iniciativa por parte da vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atractividade de Estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque, serão celebrados – pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão – protocolos de colaboração entre a Universidade de Coimbra e o STHEM, o SEMESP, o Instituto Tecnológico de Monterrey e a Arizona State University, assim como acordos de parcerias entre a UC e as cinco escolas Projecto-Piloto de Inovação Pedagógica.

A Iniciativa Estratégica de Inovação Pedagógica enquadra-se na Living the Future Academy (liderada pela Universidade de Coimbra e financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência) e pretende contribuir para uma aliança estrutural, com instituições internacionais e de diferentes níveis de ensino, capaz de ponderar e adequar (de forma consistente e reflectida) modelos de ensino-aprendizagem aos desafios das sociedades actuais e de um novo perfil de estudantes. Para tal, comportará uma agenda de trabalho anual, integrando formação, mobilidade, investigação e construção conjunta de referenciais.

Mais informações e o programa completo do evento de lançamento da Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica estão disponíveis no endereço https://ucpages.uc.pt/aiped-aprendizagem-e-inovacao-pedagogica/iniciativas/iniciativa-estrategica-para-a-inovacao-pedagogica/.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM