COIMBRA,1 de Dezembro de 2021

Universidade de Coimbra é finalista de concurso da ONU

29 de Maio 2020 Rádio Regional do Centro: Universidade de Coimbra é finalista de concurso da ONU

A Universidade de Coimbra é uma das 6 finalistas do concurso 2030 Campus Challenge da ONU.  Concorreram 283 equipas e 1351 participantes de 97 nacionalidades de 87 países diferentes.

O Projecto R€cycler tem como objetivo principal a sensibilização da comunidade académica para a reciclagem de dois resíduos principais: o plástico e os equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE)

O 2030 Campus Challenge é uma iniciativa organizada pela Agência Universitária da Francofonia (AUF) com o apoio do Centro de Informação Regional das Nações Unidas (UNRIC) e da start-up francesa Agorize, e tem como objectivo premiar um projecto que tivesse impacto directo em pelo menos três dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, estando enquadrado num dos seguintes temas: condições de vida estudantil, o campus na cidade, novos desafios na formação e o digital no campus.

De lembrar que a Universidade de Coimbra pretende ser a primeira universidade portuguesa a alcançar a neutralidade carbónica, tendo para isso traçado metas muito concretas: diminuição da pegada ecológica em 20-50%, aumento da capacidade para produção de energia fotovoltaica em 75-100% e redução em cerca de 30-50% do consumo de papel.

Reforçar ainda que no ranking geral do The University Impact Rankings, do Times Higher Education, que analisa o cumprimento de todos os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Universidade de Coimbra é a melhor instituição portuguesa, sendo a única universidade nacional no top 100, ocupando o 62º lugar em 766 das instituições mundiais analisadas.

As seis equipas finalistas serão acompanhadas pela Sparknews, um dos parceiros, na preparação da sua apresentação. O evento consistirá numa mesa redonda com o tema “De que forma estão as universidades a contribuir para o alcance dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030?” e é expectável que cada equipa defenda a sua iniciativa e responda a questões colocadas pelo júri.

A final será transmitida em directo no Youtube e na página de Facebook da Agência Universitária da Francofonia no dia 5 de junho, sexta-feira, entre as 13:00 e as 16:00 de Portugal.

Os três melhores projectos ganharão uma semana de “Expedição de Aprendizagem” oferecida pela Agência Universitária da Francofonia, válida para dois membros da equipa.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM