COIMBRA,27 de Novembro de 2021

Universidade de Coimbra destaca-se na luta contra a pobreza

9 de Junho 2020 Rádio Regional do Centro: Universidade de Coimbra destaca-se na luta contra a pobreza

A Universidade de Coimbra (UC) é a instituição que em Portugal melhor desempenho global teve no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, de acordo com a segunda edição do ranking “The University Impact Rankings”, do Times Higher Education. No ranking geral, a UC ocupa o 62.º lugar, mas é na luta contra a pobreza que obteve uma das melhores classificações, figurando no 38.º lugar.

Este ranking mundial parte da avaliação de indicadores que medem o desempenho das instituições no cumprimento dos ODS, como seja a erradicação da pobreza e a promoção da igualdade de oportunidades para todos.

Sendo a capacidade financeira uma das principais barreiras à participação no ensino superior, esta é uma das preocupações da UC que, além das bolsas de estudo, do apoio à alimentação, alojamento, saúde e segurança e apoio à infância, procura estar atenta a eventuais situações de emergência como a que se vive atualmente com a pandemia da Covid-19. Uma das medidas implementadas pela Universidade de Coimbra foi a cedência de equipamentos informáticos aos alunos carenciados, para que estes não fossem prejudicados com a suspensão das aulas presenciais.

“Os estudantes não devem ver o seu percurso académico prejudicado pelo período que vivemos. Por isso, a UC tem feito tudo o que está ao seu alcance para que todos tenham acesso ao ensino à distância nas melhores condições possíveis, defendendo o primado da equidade entre todos, nomeadamente aos alunos em situações de comprovada carência económica”, realça o reitor da UC, Amílcar Falcão.

Para além destes apoios, a Universidade de Coimbra disponibiliza ainda um Fundo de Apoio Social aos Estudantes (FAS), que constitui um instrumento complementar ao regime das bolsas de estudo, criado para fazer face a situações de comprovada emergência, como situações de grave risco de sobrevivência de um estudante que não possui ou deixou de possuir os meios para prover às suas necessidades básicas de alojamento, saúde e alimentação.

“Apesar da atual conjuntura, a qual se prevê pouco favorável, a Universidade de Coimbra, através dos Serviços de Ação Social, continuará a reunir esforços para que, na justa medida, seja capaz de apoiar os alunos de forma eficaz, equitativa e justa”, acrescenta Amílcar Falcão.

O DESPERTAR 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM