COIMBRA,24 de Maio de 2024

Universidade de Coimbra desenvolve equações para diagnóstico precoce da diabetes

18 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Universidade de Coimbra desenvolve equações para diagnóstico precoce da diabetes

Na foto: Aristides Machado Rodrigues e Luísa Macieira

Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) participaram num estudo internacional que resultou no desenvolvimento de equações capazes de prever e contribuir para o diagnóstico precoce e mais preciso da diabetes. O trabalho, publicado na Nature Medicine, revela que a utilização exclusiva da glicose em jejum como biomarcador subestima o impacto da diabetes na saúde das populações.

O estudo contou com a colaboração de Aristides Machado-Rodrigues, investigador do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, e Luísa Macieira, docente da Faculdade de Medicina da UC. De acordo com a UC, a pesquisa demonstra que a confiança num único biomarcador, como a glicose em jejum, pode atrasar ou subestimar o diagnóstico da diabetes, aumentando o risco de complicações metabólicas e cardiovasculares.

A diabetes, uma doença crónica com diversas complicações potenciais, pode ser melhor tratada quando diagnosticada precocemente. O estudo destaca a importância de considerar múltiplos biomarcadores, incluindo a hemoglobina glicada (HbA1c), para uma avaliação mais abrangente do risco de complicações de saúde e mortalidade associadas à diabetes.

A investigação salienta a relevância deste tema em países de estatuto socioeconómico baixo e médio, onde as dificuldades de recursos tornam a glicose em jejum a metodologia mais comum de diagnóstico. O estudo destaca a necessidade de rastreios, principalmente em idade pediátrica, focando-se em indivíduos de risco, como aqueles com índice de massa corporal (IMC) e perímetro da cintura aumentados.

A iniciativa, liderada pelo Imperial College London e envolvendo cerca de 400 investigadores, analisou dados de 117 estudos internacionais de 2000 a 2021, abrangendo 601.307 adultos, com uma média de idade de 50 anos. Dos participantes, 327.554 tinham dados completos de glicose em jejum e HbA1c.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM