COIMBRA,24 de Abril de 2024

Universidade de Coimbra apresenta estratégias para equidade de género na ciência

21 de Março 2024 Rádio Regional do Centro: Universidade de Coimbra apresenta estratégias para equidade de género na ciência

A Universidade de Coimbra (UC) revelou os resultados do projecto GendER@UC EEA Grants, centrado na promoção da igualdade de género na investigação científica, durante a sua conferência final realizada nesta quinta-feira (dia 21). O evento teve lugar no Student Hub, onde foram apresentadas à comunidade as ferramentas desenvolvidas ao longo dos últimos três anos.

Este projecto, financiado pelo programa Conciliação e Igualdade de Género do EEA Grants – Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021, foi conduzido no Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, sob a coordenação da investigadora Cláudia Cavadas e em colaboração com várias unidades de Investigação e Desenvolvimento da UC, bem como com o Centro de Estudos Sociais e a Universidade da Islândia.

O objectivo principal do projecto foi fomentar uma cultura académica mais inclusiva e diversificada, removendo barreiras e promovendo a participação equilibrada de investigadoras e investigadores em todas as etapas da pesquisa, gestão de recursos e tomada de decisões, além de promover um conhecimento mais representativo e socialmente relevante.

Durante os três anos de duração do GendER@UC, foram realizadas diversas actividades presenciais, incluindo workshops e oficinas interdisciplinares de formação, que contaram com a participação de cerca de 350 pessoas. Além disso, foram conduzidas acções de sensibilização em instituições de ensino da região Centro e em eventos científicos de renome, como a Noite Europeia de Investigadores, o Festival Internacional de Ciência de Oeiras e o Simpósio Internacional da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas.

A equipa do projecto produziu também um conjunto de documentos destinados a facilitar a promoção da igualdade de género na investigação científica, incluindo um Manual de Comunicação Inclusiva na Investigação e três guias práticos: um para a organização de eventos científicos inclusivos, outro para candidaturas a financiamentos do Horizonte Europa e um terceiro com orientações sobre como integrar a dimensão de género nos processos das Unidades I&D.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM