COIMBRA,14 de Junho de 2024

ULS de Coimbra fez primeira cirurgia endoscópica da coluna com técnica uniportal

5 de Junho 2024 Rádio Regional do Centro: ULS de Coimbra fez primeira cirurgia endoscópica da coluna com técnica uniportal

O Serviço de Neurocirurgia da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra) realizou a primeira cirurgia endoscópica da coluna com técnica uniportal.

“Este marco representa um avanço significativo na área de Neurocirurgia, oferecendo procedimentos menos invasivos e com potencial para uma recuperação mais rápida dos utentes”, refere a ULS de Coimbra a propósito da cirurgia realiza na passada semana.

“Trata-se de uma técnica em expansão, que tencionamos também desenvolver no nosso Serviço, como mais uma arma para o tratamento de doentes a aguardar cirurgia”, destaca Gonçalo Costa, Assistente Graduado de Neurocirurgia do Serviço de Neurocirurgia da ULS de Coimbra, salientando que esta técnica “permite enriquecer a actividade em ambulatório, no seguimento da experiência acumulada do nosso Serviço”. O médico destacou, ainda, a “colaboração do Dr. João Santiago, ex-formando deste Serviço de Neurocirurgia, com experiência comprovada na matéria”.

Cláudia Nazareth, Directora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares, considera que esta primeira intervenção é “um marco na história do Serviço de Neurocirurgia da ULS de Coimbra”, congratulando “todos os elementos da equipa”.

“Todos os contributos para esta área cirúrgica específica são bem-vindos, nomeadamente os que permitem reduzir os tempos de espera para cirurgia, os tempos de recuperação pós-cirúrgica e os eventos adversos associados, e os que contribuem para a inovação e para a motivação da equipa”, frisa a responsável, acrescentado que “a Direcção Clínica e o Conselho de Administração mantêm o seu compromisso com a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos doentes e com a satisfação dos profissionais, bem como o seu apoio ao Serviço de Neurocirurgia pela excelência dos cuidados que proporciona e pela constante dedicação dos seus profissionais”.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM