COIMBRA,18 de Abril de 2024

UC realiza exercícios de resposta a ocorrências naturais e industriais

29 de Janeiro 2023 Rádio Regional do Centro: UC realiza exercícios de resposta a ocorrências naturais e industriais

A Associação para o Desenvolvimento de Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC) está a realizar um conjunto de actividades no âmbito da protecção civil com vista à capacitação na definição de estratégias de resposta a ocorrências naturais e industriais.

O evento, que decorre nos dias 30 e 31 de Janeiro, na área transfronteiriça entre Cilleros, Espanha, e Monfortinho, Portugal, é co-organizado pela ADAI, Universidade de Aveiro, Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIM-BB), Junta de Extremadura (Espanha), Instituto Politécnico da Catalunha e a empresa espanhola Meteogrid, a coordenadora do projecto.

Duranta dois dias vão recriar-se ocorrências de incêndio rural transfronteiriço, que provoca um acidente industrial. Utilizando a plataforma VESPRA no apoio à decisão, os participantes dos dois países serão convidados a definirem uma estratégia conjunta de resposta a esta hipotética ocorrência internacional.

Esta plataforma foi desenvolvida para analisar e avaliar a vulnerabilidade de elementos expostos a diferentes perigos, tais como incêndios rurais, acidentes industriais, incluindo acidentes nucleares, e episódios de meteorologia extrema. A ferramenta pode servir de apoio à decisão, tanto na fase de planeamento, como na fase de resposta a este tipo de ocorrências.

Este projecto tem o apoio da Comissão Europeia, da Autoridade Nacional de Protecção Civil (Portugal) e da Protecção Civil do Ministério do Interior (Espanha).

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM