COIMBRA,1 de Março de 2024

UC organiza EdTech Summit para reflectir sobre presente e futuro da educação

9 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: UC organiza EdTech Summit para reflectir sobre presente e futuro da educação

O Convento São Francisco, em Coimbra, recebe, no dia 10 e 11, a EdTech Summit Portugal 2023, um evento organizado pela Universidade de Coimbra (UC), em parceria com centros de formação de professores, com o objectivo de criar espaços de reflexão sobre o presente e o futuro da educação,  partilha de experiências e mostra de novas tecnologias aplicadas à educação.

O evento – com sessão de abertura marcada para as 11h30 de sexta-feira, com a intervenção do Reitor da UC, Amílcar Falcão, e participação remota da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel – contempla painéis de discussão sobre “O papel do professor no novo contexto de aprendizagem”, “Inovação curricular na escolaridade obrigatória”, “O futuro da educação” e “Inclusão e ecossistemas educativos” com a participação de docentes e dirigentes do ensino básico e secundário e do ensino superior. O programa inclui também conferências de oradores internacionais, workshops e uma Feira Tecnológica com a apresentação de soluções de tecnologia e inovação aplicadas à educação, espaços Show and Tell (partilha de boas práticas), Speed Sharing (relação entre escolas e empresas), Teacher Lounge e diversos momentos culturais.

“A EDTech Summit Coimbra 2023 vai permitir discutir, agregando as diversas partes interessadas, grandes desafios que hoje se colocam ao ensino, quer nos níveis básico e secundário, quer no ensino superior. Um desses desafios relaciona-se com os modos de articulação entre a tecnologia, como meio, e os valores e fins essenciais da educação. A essência do ato de ensinar e aprender não se confunde com as transformações tecnológicas e digitais em curso. Ainda assim, não pode deixar de as considerar como ponto de partida para uma reflexão sobre o presente e o futuro da escola, sobre o papel essencial do professor e sobre a relevância dos ambientes de ensino-aprendizagem, mas também, sobre a comunicação, o saber e a descoberta conjunta do que ensinar e do que, e como, aprender. A EdTech vai certamente proporcionar a oportunidade para esta reflexão, enriquecedora e cooperativa”, afirma a vice-Reitora da UC para o Ensino e Atractividade, Cristina Albuquerque.

A EdTech Summit Portugal 2023 é organizada pela Universidade de Coimbra, com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (no âmbito do projecto Living the Future Academy), apoio da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e envolvimento de várias entidades nacionais e internacionais do sector da educação e empresas de tecnologias educativas de relevo nacional e internacional.

A sessão de encerramento do evento, no sábado, pelas 17h30, vai estar a cargo da Vice-Reitora Cristina Albuquerque e do presidente da CMC, José Manuel Silva.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM