COIMBRA,5 de Março de 2024

Turismo do Centro premeia melhores ideias de empreendedorismo e teses académicas

12 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Turismo do Centro premeia melhores ideias de empreendedorismo e teses académicas

A Turismo Centro de Portugal tem em curso o Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves” e o Concurso de Teses Académicas, com candidaturas até 15 de Março.

Com estas duas iniciativas, a Turismo Centro de Portugal aposta, por um lado, na detecção e apoio às melhores ideias de negócio turístico geradas na região; por outro, na valorização do conhecimento científico produzido sobre a actividade turística no último ano. Os vencedores serão conhecidos até ao dia 15 de Maio de 2023

Prémio de empreendedorismo turístico mais antigo do país

Já na sua oitava edição, o Prémio José Manuel Alves é o concurso de empreendedorismo turístico mais antigo do país. Nas sete edições anteriores, recebeu um total de 342 candidaturas, tendo distinguido 56 projectos e premiado 20.

O concurso tem como missão distinguir e apoiar projectos inovadores no sector do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, distinguindo as melhores novas ideias de negócio no setor. Podem candidatar-se ideias e projectos que ainda não tenham iniciado a actividade turística.

Após a submissão das candidaturas, um júri intermédio, composto por individualidades ligadas ao turismo e ao empreendedorismo, selecciona os oito projectos finalistas. Posteriormente, um júri final irá determinar os vencedores.

Ao vencedor do Concurso de Empreendedorismo Turístico é atribuído o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de Apoio ao Investimento Turístico da região Centro de Portugal. Os três primeiros classificados são galardoados com um prémio financeiro.

Acompanhamento dos projectos

Uma das características mais singulares deste concurso é o facto da ligação aos projectos participantes não se extinguir após a sua participação no concurso, como acontece na generalidade dos eventos similares a nível nacional.

No Prémio José Manuel Alves, há um acompanhamento contínuo da totalidade dos projectos participantes, que se prolonga por todas as fases de crescimento destes empreendimentos.

A entidade organizadora – o Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico (NAIT) da Turismo Centro de Portugal – estabelece uma relação umbilical e indissociável de todos os projectos, estando disponível para auxiliá-los em diversas dúvidas ou dificuldades, seja no enquadramento na legislação, na informação sobre sistemas de incentivo disponíveis ou no apoio no contacto com entidades licenciadoras.

O regulamento e todas as informações estão disponíveis em https://bit.ly/3ZqEIy5.

Concurso de Teses Académicas em sétima edição

Em paralelo, estão a decorrer as candidaturas para o VII Concurso de Teses Académicas da Turismo Centro de Portugal, que premeia as melhores teses de mestrado e de doutoramento apresentadas sobre o tema do Turismo.

Promovido pela Turismo Centro de Portugal desde 2017, o Concurso de Teses Académicas tem como objectivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a actividade turística e aproximá-lo das empresas do sector do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projcetos de empreendedorismo turístico.

Duas categorias

O concurso tem duas categorias, uma dedicada às teses de Mestrado e outra dedicada às teses de Doutoramento. Podem concorrer, na categoria Mestrado, todas as dissertações, relatórios de estágio e projectos com vista à obtenção do grau de mestre já avaliadas e, na categoria Doutoramento, dissertações de doutoramento já defendidas e avaliadas, cujo tema incida sobre o sector do Turismo, preferencialmente na região Centro de Portugal – seja em exclusivo ou englobada num estudo de âmbito nacional -, entre 1 de Janeiro de 2022 e 31 de Dezembro de 2022.

Após a submissão das candidaturas há um júri intermédio que selecciona cinco teses finalistas em cada categoria. Posteriormente, um júri final determina os dois vencedores, que serão galardoados com um prémio financeiro.

O regulamento e todas as informações estão disponíveis em https://bit.ly/3ZqEIy5.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM