COIMBRA,24 de Maio de 2024

Turismo do Centro destaca importância de monitorizar actividade turística com rigor

21 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Turismo do Centro destaca importância de monitorizar actividade turística com rigor

O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) alcançou hoje um marco importante, ao passar a integrar a INSTO – Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável das Nações Unidas. O OTSCP é uma iniciativa da Turismo Centro de Portugal, com o objectivo de monitorizar e avaliar de maneira precisa a actividade turística na região.

Criada pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, a INSTO apoia a monitorização e avaliação do turismo sustentável em destinos ao redor do mundo. A cerimónia oficial de integração ocorreu na reunião anual da INSTO, que tem lugar entre hoje e amanhã, na sede da instituição, em Madrid. Além do Observatório da região Centro de Portugal, a INSTO deu também as boas-vindas a observatórios congéneres da Irlanda, Japão, Colômbia, México e Filipinas.

O OTSCP foi criado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, através do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria, e conta também com o apoio do Turismo de Portugal. O Conselho Técnico-Científico do Observatório inclui 30 investigadores de instituições de Ensino Superior do Centro de Portugal, enquanto o Conselho Consultivo Empresarial é composto por alguns dos principais empresários e instituições representativas da actividade turística na região.

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, explicou a importância deste momento, numa intervenção durante a cerimónia. “A admissão do Observatório de Turismo Sustentável do Centro de Portugal na INSTO é mais um passo importante na promoção do turismo sustentável na região. O turismo contribui de forma decisiva para o desenvolvimento integrado e coeso de toda esta região mas, para tal, é essencial que se possam tomar decisões com base em dados e indicadores rigorosos”, destacou Raul Almeida.

“É cada vez maior a necessidade de monitorizar a actividade turística, com base em indicadores fiáveis e abrangentes. Nesta perspectiva, o Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal desempenha um papel imprescindível no apoio ao processo de tomada de decisão de todos os empresários e decisores públicos do Centro de Portugal”, acrescentou.

Francisco Dias, coordenador do OTSCP, apresentou a estrutura do Observatório e detalhou as principais actividades já desenvolvidas e em curso. Sublinhando a importância de “medir para gerir” e de “aumentar a consciencialização e o envolvimento das partes interessadas”, Francisco Dias explicou que o OTSCP visa dar resposta a dificuldades sentidas pelos empresários e pelos decisores regionais.

“Falta informação desagregada sobre receitas, custos e rendimentos líquidos por tipo de alojamento e por sub-região” e “as oito sub-regiões têm um portefólio muito diferente entre si e muito diversificado de produtos turísticos de nicho”, exemplificou. “Os dados estatísticos genéricos centram-se em indicadores de alojamento, os quais, além de insuficientes, podem até ser falaciosos”, salientou também, concluindo que “falta uma monitorização contínua dos impactos económicos, ambientais e socioculturais do turismo”.

Ser membro da INSTO implica o compromisso por parte dos membros em monitorizarem e medirem a actividade turística e os seus efeitos em onze áreas temáticas. A saber: satisfação local, emprego, governança, sazonalidade, benefícios económicos, energia, água, gestão das águas residuais, gestão de resíduos sólidos, acessibilidade e acção climática. Francisco Dias adiantou que o OTSCP tem já em curso, ou em projecto, a análise de indicadores concretos da catividade turística na região, em todas essas áreas.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM