O mais recente filme promocional da Turismo do Centro de Portugal recebeu duplo reconhecimento no Festival Mundial de Cinema de Turismo do Japão (JWTFF), realizado em Akan, Hokkaido, entre os dias 13 e 15 de Março. Este evento internacional, que contou com a participação de vídeos e campanhas promocionais de mais de 100 países, celebrou a excelência na divulgação turística.
Intitulado “Vou só Três Dias”, o filme conquistou o Prémio Bronze na categoria dedicada à promoção de Regiões Turísticas e recebeu o Prémio Especial do director do festival. As honras foram entregues a Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas, e Sílvia Ribau, chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da Turismo Centro de Portugal.
Adriana Rodrigues sublinha a importância deste reconhecimento internacional: “O reconhecimento internacional dos nossos filmes e das nossas campanhas é fundamental para trabalhar a notoriedade da marca e o posicionamento no mindset dos consumidores. No final da linha, o que se pretende é despertar a vontade de saber mais sobre o Centro de Portugal, juntando a essa vontade o acto efectivo de visitar, pernoitar, e investir na região. O ‘Vou só 3 Dias’ é um filme muito especial, autêntico, genuíno e reflecte bem a singularidade da região”.
Sílvia Ribau complementa: “Os prémios recebidos reforçam a nossa convicção de que a aposta em estratégias audiovisuais é fundamental para alcançar um público global e promover os produtos turísticos emblemáticos da nossa região. Continuaremos a trabalhar arduamente para posicionar o Centro de Portugal como um destino turístico de eleição”.
Além disso, antes da cerimónia de atribuição dos prémios, as representantes da Turismo Centro de Portugal participaram num painel de discussão sobre a relevância dos meios audiovisuais na promoção turística das regiões. Moderado pelo director do Festival, Tsuyoshi Kigawa, e com a participação de Kyung Wook Seo, presidente do Júri, o painel destacou o potencial turístico da região do Centro de Portugal.
Este sucesso não se limitou ao filme “Vou só Três Dias”. Outros dois filmes da região também foram premiados no festival. Na categoria Regiões Turísticas, a campanha “É para Celebrar”, da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Beira Baixa, conquistou o Prémio Prata. Enquanto isso, o Município da Nazaré ganhou o Ouro na categoria Cidades, com o filme promocional “Nazaré – Maior do que a Vida”.
Com um número recorde de inscrições na edição de 2024, o Festival Mundial de Cinema de Turismo do Japão estabeleceu os primeiros resultados do Circuito CIFFT 2024, a competição mais prestigiada para vídeos e campanhas de turismo em todo o mundo. Os filmes que promovem o turismo na região Centro de Portugal estão agora na corrida pelo título de Melhor Filme de Turismo do Mundo, competindo em outros festivais que integram o circuito.
O Festival Mundial de Cinema de Turismo do Japão é membro oficial do Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT) desde 2021, juntamente com outros certames em todo o mundo, incluindo o festival ART&TUR, que terá lugar na Lousã em Outubro.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM