Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) abateram 17 veículos que “estavam fora de serviço há vários anos”, considerados assim em fim de vida.
A recolha destes veículos resulta de um concurso público para venda de sucata, aberto nos termos do Código dos Contratos Públicos e ganho por uma empresa especializada no ramo. Os veículos foram retirados, ao longo da semana passada, das instalações dos SMTUC, na Guarda Inglesa.
Com o abate destes 8 autocarros standard, 7 troleicarros, 1 minibus e 1 minibus eléctrico, os SMTUC passam a dispor de mais espaço no seu parque automóvel, o que vai permitir uma melhor gestão do parque. Para além disso, esta operação vai garantir o tratamento adequado de todo o tipo de resíduos associados a veículos em fim de vida.
Os SMTUC continuam, assim, a dar seguimento ao Plano de Renovação da Frota, aprovado na reunião de Câmara de 8 de Maio de 2023, que, recorde-se, num cenário a concretizar até 2030, uma taxa de imobilização de 15% e a entrada de 15 novos autocarros por ano, num investimento total de cerca de 40 milhões de euros.
Nesse sentido, o Município recordar que, desde Março deste ano, se encontram ao serviço dos cidadãos 10 novos autocarros standard eléctricos, e desde Janeiro deste ano, 12 minibus eléctricos, todos adquiridos pela Câmara de Coimbra através de uma candidatura dos SMTUC ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Mais recentemente, na reunião de Câmara de 15 de Abril, foi aprovada uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a compra de 30 autocarros eléctricos novos, num investimento global de 13 milhões de euros (ME). A proposta, aprovada por unanimidade, prevê um investimento global de 13 milhões euros, com cerca de cinco milhões de euros suportados pela Câmara de Coimbra e o restante pelo PRR.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM