COIMBRA,5 de Dezembro de 2024

Trail leva amanhã centenas de atletas aos trilhos de Pombal-Sicó

21 de Abril 2018 Rádio Regional do Centro: Trail leva amanhã centenas de atletas aos trilhos de Pombal-Sicó

É já amanhã que o 4.º Trail Running Pombal-Sicó volta a desafiar atletas e caminheiros para partir à descoberta da Serra de Sicó num evento desportivo solidário que alia a promoção do território com a prática de actividade física. A prova, co-organizada pela Câmara Municipal e os Bombeiros Voluntários de Pombal, pretende gerar rendimento para a Associação Humanitária adquirir equipamentos de protecção individual para os soldados da paz.

À semelhança dos anos anteriores, o evento conta com três modalidades distintas: o trail longo “Rosa Albardeira” (28 quilómetros), o trail curto “Cidade de Pombal” (15 quilómetros) e a caminhada “da cidade à serra” (10 quilómetros). A partida e a meta para as três vertentes acontecem no Largo do Cardal.

“O número de inscritos tem evoluído favoravelmente” desde a primeira edição do trail, realçou Sérgio Gomes, presidente da direcção daquela Associação Humanitária, apontando para “um número de participantes entre 750 e 800”, o que reflecte o “crescimento moderado, mas sustentável” que a competição tem registado de edição para edição. Para dar “um pequeno incentivo à participação”, este ano a organização criou “um flyer com códigos que permitem um desconto de cinco por cento para cada uma das quatro provas realizadas no concelho” (Trail Running Pombal-Sicó, Corrida dos Gambuzinos, Prova do Bodo e Trail Noturno Pombal-Oeste).

“Este ano os moldes da prova são idênticos”, contudo os percursos apresentam “uma redução da distância, mas a dificuldade mantem-se dentro dos mesmos parâmetros da edição anterior”, revelou aquele dirigente, salientando que “a zona de intervenção será basicamente a Serra de Sicó”.

O objectivo da iniciativa também se mantém, ou seja, o Trail Running Pombal-Sicó visa “a angariação de receitas para a aquisição de equipamentos de protecção individual e fardamentos essenciais para a boa execução do trabalho dos bombeiros”, referiu Sérgio Gomes, frisando que “os valores angariados servem exclusivamente para este fim e não estão afectos a mais nenhuma despesa ou actividade da corporação”.

“Em 2017 tivemos uma receita líquida de cerca de 7.000 euros”, que somados aos valores angariados em 2016 e nos trails promovidos no Oeste do concelho “já nos deu um valor significativo para a aquisição de equipamentos de protecção individual”, permitindo em 2017 adquirir “cerca de 22.600 euros neste tipo de equipamentos”.

“Esta é mais uma oportunidade de, através da actividade física e de percursos que conjugam a paisagem e a cultura do nosso concelho, chamarmos a atenção para esta causa tão importante e muitas vezes tão esquecida que é o trabalho que os nossos bombeiros desenvolvem”, enalteceu o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, constatando que “felizmente a nossa população não se lembra apenas dos bombeiros quando as coisas correm mal”.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM