COIMBRA,19 de Maio de 2024

Trail de 180 km por todos os concelhos de Sicó

2 de Março 2018 Rádio Regional do Centro: Trail de 180 km por todos os concelhos de Sicó

A Grande Rota 26 (GR26), que perpassa os seis municípios de Sicó, vai acolher em Setembro próximo, durante três dias, uma prova de trail na distância de 180 km, apurou o TERRAS DE SICÓ, à margem de mais uma edição do Trail de Conímbriga/Terras de Sicó, realizada no passado fim-de-semana.

A iniciativa proposta pela associação desportiva O Mundo da Corrida (que organiza há nove anos o Trail de Conímbriga) mereceu aprovação da Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento, que apoiará o evento suportada numa dotação financeira obtida através do programa comunitário PROVERE INature, para turismo sustentável em áreas classificadas.

A GR26 está implantada no maciço calcário de Sicó desde 2005 e integra oito etapas de percurso pedestre (entre os 15 e os 30 km cada) que estão ligadas entre si, formando no seu todo a Grande Rota Terras de Sicó, num total de cerca de 180 km.

“Pretendemos promover e valorizar esta rota pedonal, para que tenha mais turismo, mais pessoas a percorrê-la, que seja utilizada de diversas formas. No fundo, o que queremos é que seja usufruída, em termos turísticos, desportivos ou outros, porque a orografica do terreno é diferente em cada um dos municípios e esta soma das partes da GR26 permite desfrutar em pleno da sua diversidade”, frisa Nuno Moita, presidente da Associação Terras de Sicó, que confirmou ao nosso Jornal o apoio à viabilização do evento.

Para Eduardo Santos, presidente d´ O Mundo da Corrida, o Trail Terras de Sicó GR26 (denominação da nova prova), “vai contribuir para o desenvolvimento local e das suas populações, tanto a nível desportivo como do turismo”.

“A realização deste evento, envolvendo um vasto leque de concelhos, dá-nos a garantia e faz-nos acreditar no incremento da motivação para a prática do desporto junto dos mais novos e para o interesse no convívio salutar que estas iniciativas oferecem, favorecendo o espírito associativo e mesmo de cidadania, partilhando valores fundamentais junto das populações”, salienta o dirigente, para quem a GR26 é “possuidora de uma beleza paisagística de raro interesse e de um património geológico e gastronómico de interesse nacional”.

A primeira edição da prova, na distância da totalidade da rota, está prevista para 7, 8 e 9 de Setembro, devendo ser dividida em quatro categorias (individual, estafeta de 2, 3 ou 4 atletas) em formato circular, com a partida e chegada no mesmo concelho, sem balizagem de fitas, seguindo as marcações oficiais da GR26 e com um geolocalizador em cada atleta.

Os promotores adoptaram a ordem alfabética do nome dos concelhos para definir o ponto central de cada edição, pelo que caberá a Alvaiázere acolher a partida e chegada da estreia do novo trail, seguindo-se, sucessivamente, Ansião, Condeixa, Penela, Pombal e Soure.

LCM

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM