COIMBRA,1 de Março de 2024

Tondela: Jovens desafiados a promoverem a igualdade

10 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Tondela: Jovens desafiados a promoverem a igualdade

A vereadora da Acção Social na Câmara de Tondela, Vera Machado, desafiou esta quarta-feira (8 de Março) alguns jovens do concelho a promoverem a igualdade no seu dia a dia, quer seja entre colegas, com os mais idosos ou com os estrangeiros que estão a chegar a Portugal.

O desafio foi lançado durante as comemorações do Dia da Mulher, data que foi aproveitada pelo município para falar sobre o Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação.

“A igualdade e não discriminação resume-se numa palavra muito simples: tolerância. Acho que esta é a palavra principal e espero que tenham sempre isto na vossa cabeça”, disse.

“O desafio que deixo aqui hoje é que na nossa vida diária, nos nossos gestos, nas nossas acções, às vezes até nos pequenos detalhes, que todos pensemos e actuemos de acordo com aquilo que é a igualdade. Não basta dizer que somos todos iguais, temos que demonstrar na prática que somos mesmo todos iguais. Temos que agir com tolerância, respeito e justiça”, acrescentou perante uma plateia composta por jovens estudantes e alguns professores.

O Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação de Tondela já está no terreno, tendo já sido promovidas várias acções. As celebrações do Dia da Mulher, que se assinala esta quarta-feira, estão integradas no calendário de iniciativas levadas a cabo. Vera Machado defendeu que o plano não pode ser “um documento para colocar na prateleira”, tendo um conjunto de “ideias de muitas pessoas e muitas acções” que têm que ser colocadas em prática.

“A Câmara tem a obrigação de mudar este paradigma da desigualdade porque se não formos nós a dar esse exemplo e a andarmos para a frente dificilmente a comunidade sentirá que tem que fazer isto”, argumentou, salientando que com a ajuda de toda a população, em especial dos mais jovens, teremos “uma sociedade em que um conjunto de preconceitos não existem”.

Esta quarta-feira foi o dia escolhido para a apresentação do logótipo do Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação de Tondela, que foi criado por alunos de Artes da Escola Secundária da cidade.

A imagem foi apresentada na ACERT. Antes disso, alunos do estabelecimento de ensino apresentaram um excerto de “O Ensaio”, a nova criação do grupo de teatro Na Xina Lua.

O espectáculo, que estreia a 28 de Abril, conta a história de uma adolescente que é perseguida pela sociedade por usar uma determinada peça de roupa. A peça juntará em palco 36 estudantes.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM