COIMBRA,18 de Julho de 2024

Terras de Sicó reforça cooperação lusófona na FIC 2023 em Cabo Verde

25 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Terras de Sicó reforça cooperação lusófona na FIC 2023 em Cabo Verde

A Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento participou activamente na Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) de 2023, realizada entre 15 e 18 de Novembro na cidade da Praia, na ilha de Santiago. Este envolvimento integra-se no âmbito do projecto de cooperação transnacional denominado “Terras da Lusofonia”, apoiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020).

O projecto reúne 19 Grupos de Acção Local (GAL) portugueses, incluindo a Terras de Sicó, juntamente com parceiros de Cabo Verde, Brasil e São Tomé e Príncipe. A iniciativa visa promover a aproximação aos países de expressão oficial portuguesa, fomentando a partilha bilateral de conhecimentos, estimulando a cooperação económica, social e ambiental, e reforçando a identidade e cultura portuguesa sob o conceito de “lusofonia”.

Durante a sua participação na FIC 2023, a Terras de Sicó, além de marcar presença com um stand institucional compartilhado com outros parceiros portugueses, integrou uma recepção oficial no Palácio do Governo. Neste evento, foram discutidos o futuro da cooperação com os países lusófonos e a implementação da iniciativa “Casa da Lusofonia”, com a primeira iniciativa já consolidada na Ribeira Grande, ilha de Santo Antão.

A comitiva da Terras de Sicó também participou no Jantar oficial na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, um evento presidido pelo ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos. A ocasião contou com a presença do ministro do Turismo de Cabo Verde, Carlos Santos, do embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, presidentes de Câmara portugueses e cabo-verdianos, assim como coordenadores e técnicos dos Grupos de Acção Local parceiros do projecto “Terras da Lusofonia”.

Numa reunião bilateral à margem do programa, a Terras de Sicó encontrou-se com o presidente da Associação de Municípios das ilhas do Fogo e Brava, dando continuidade ao acordo de cooperação transnacional “Terras da Lusofonia”. O desafio emergente é a criação de uma “Casa da Lusofonia” na ilha do Fogo, com o compromisso do presidente da Associação de Municípios do Fogo e Brava em fornecer todo o apoio logístico necessário para a implementação do projecto.

Ficou também estabelecida a necessidade de as Associações de Municípios de Portugal e de Cabo Verde organizarem, a curto prazo, um encontro bilateral para avaliar o progresso das geminações existentes entre Municípios e desenvolver uma estratégia comum que contemple o projecto “Casas da Lusofonia” como uma linha agregadora de esforços e perspectivas para o trabalho futuro.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM