COIMBRA,13 de Abril de 2024

Tapeçarias de Portalegre e o artista José d’Almeida em destaque no Museu do Vinho Bairrada

31 de Janeiro 2023 Rádio Regional do Centro: Tapeçarias de Portalegre e o artista José d’Almeida em destaque no Museu do Vinho Bairrada

“Artistas Portugueses na Tapeçaria de Portalegre” e “José d’Almeida – O Poeta da Luz”, são as duas novas exposições temporárias inauguradas, no passado dia 28 de Janeiro, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, e que poderão ser visitadas até 31 de Maio, no âmbito das comemorações do 20º aniversário daquele espaço museológico.

Estas mostras contam com a colaboração e parceria de vários coleccionadores, bem como destacadas instituições de âmbito nacional e local, nomeadamente o Museu da Presidência da República, Museu da Tapeçaria de Portalegre/Município de Portalegre, Fundação Mário Soares e Maria Barroso, e Fundação Nadir Afonso. Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Sampaio, sublinhou que “este vai ser um ano muito importante para o Museu”, anunciando que “as comemorações terminarão com a apresentação de um projecto de revitalização do espaço”. Recordou que o Museu foi criado com dois objectivos, por um lado, que fosse a Casa da Bairrada, onde os produtores e todo o sector vitivinícola, desse a conhecer esta cultura que “tanto nos orgulha”. Por outro lado, pretendia-se que fosse uma nova centralidade da arte nacional e internacional, que trouxesse à Bairrada e à Região os grandes nomes das artes nacionais e internacionais. “Hoje o Museu do Vinho Bairrada é um dos grandes espaços de cultura da Região Centro”, afirmou.

Relativamente ao novo ciclo de exposições, realçou “a excelência” dos trabalhos das Tapeçarias de Portalegre e “a justa homenagem” do Museu ao artista José d’Almeida e à sua obra. O autarca Jorge Sampaio deixou ainda um agradecimento público a todas as entidades e artistas que, de uma forma ou de outra, colaboraram com o Museu, ao longo destes 20 anos. “Tem sido uma grande honra para o Município trabalhar com todos”, afirmou.

O núcleo “José d’Almeida – O Poeta da Luz” é uma homenagem póstuma que o Município presta ao artista plástico, falecido em Outubro de 2022, reconhecendo assim a sua magnifica obra. De salientar que, em vida, colaborou diversas vezes com o Museu do Vinho Bairrada.
José d’Almeida nasceu, em 1965, em Lisboa, mas sempre se considerou um provinciano e um cidadão do mundo. Genial artista dos sete ofícios e multifacetado, frequentou design e artes gráficas na Escola António Arroio. Pintor e Fotógrafo autodidacta, expõe desde 2001. Nos seus trabalhos podemos vê-lo, como Mestre ou como Discípulo. Os detalhes das suas obras convidam a navegar num mar de surpresas e emoções.

A exposição “Artistas Portugueses na Tapeçaria de Portalegre” é uma parceria com a Manufactura Tapeçarias de Portalegre. Apresenta obras de consagrados artistas portugueses em Tapeçaria de Portalegre. Almada Negreiros, Joana Vasconcelos, Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, Maria Keil, Nadir Afonso, Vieira da Silva, Vítor Pomar, Carlos Botelho, Eduardo Nery, Graça Morais, Júlio Resende, Menez, são alguns dos artistas cujas obras se encontram patentes neste núcleo expositivo.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM