COIMBRA,17 de Julho de 2024

Soure: Títulos do acervo da Rede de Bibliotecas já estão on-line

8 de Maio 2018 Rádio Regional do Centro: Soure: Títulos do acervo da Rede de Bibliotecas já estão on-line

Os títulos do acervo da Rede de Bibliotecas de Soure estão agora à distância de um clique com o catálogo on-line Biblio.net, ontem apresentado, por ocasião da sessão comemorativa do 20.º aniversário da biblioteca municipal local.

“É uma ferramenta que tem um objectivo simples que é a universalidade do acesso à leitura, ou seja, queremos que os nossos concidadãos, independentemente do local onde estejam, possam ter acesso on-line àquilo que a biblioteca tem para oferecer”, referiu o vereador Gil Soares, acrescentando que estão já catalogados “45.000 documentos, cerca de 50 por cento da Biblioteca Municipal e o restante da rede de bibliotecas escolares”.

“Estamos a fazer um trabalho árduo e persistente para catalogar o maior número de documentos possível”, realçou o autarca.

A Rede de Bibliotecas de Soure integra treze bibliotecas, a biblioteca municipal e doze bibliotecas escolares, “as quais, numa dinâmica de trabalho colaborativo, promovem e valorizam o papel da leitura, competência vital para o pleno desenvolvimento e maturidade intelectual do indivíduo e para o exercício da sua cidadania”, lê-se no portal da rede (bibliotecas.cm-soure.pt)

Gil Soares salienta que é essencial ter “uma biblioteca de portas e janelas abertas à população, que tenha, e tem tido, um contributo essencial na identidade do concelho de Soure, como factor de desenvolvimento do município e da nossa comunidade”.

O presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes, aludindo aos 20 anos da Biblioteca Municipal, mostrou orgulho num dos “projectos mais importantes do concelho” e no trabalho que tem sido desenvolvido ao longo de duas décadas.

“Espero que continue a haver sensibilidade para fazer deste equipamento um local de identidade concelhia e de coesão”, disse.

Para o autarca, “como casa do saber, [a biblioteca] quanto mais aberta for, como tem sido, melhor, para podermos partilhar muito saber, porque essa partilha do saber é a principal riqueza de uma sociedade moderna”, afirmou.

As comemorações do 20.º aniversário da Biblioteca Municipal tiveram início no passado dia 23 de Abril, com “um conjunto de acções e actividades que fossem ao encontro de todos os públicos”, e culminaram ontem com a apresentação do catálogo on-line e a representação teatral “A poesia é uma arma carregada de futuro”, interpretada por Pedro Lamares, cujo registo fotográfico não foi permitido.

LCM

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM