COIMBRA,27 de Novembro de 2021

Soure: Casos de lixo despejado ilegalmente sucedem-se nas últimas semanas

25 de Maio 2020 Rádio Regional do Centro: Soure: Casos de lixo despejado ilegalmente sucedem-se nas últimas semanas

Os casos de lixo despejado clandestinamente no concelho de Soure agravaram-se nos últimos dias e o presidente da Câmara fala mesmo em “loucura total”.

O TERRAS DE SICÓ já havia noticiado há 10 dias, em manchete na edição impressa, o aumento deste tipo de crime ambiental ocorrido durante o período de confinamento devido à pandemia.

Nos últimos dias, uma quantidade enorme de lixo, aparentemente, de construções, demolições e arrumações foi despejados ilegalmente em pontos de recolha de monos e contentores de resíduos domésticos “dentro das localidades”.

O autarca Mário Jorge Nunes, que partilhou na sua página de Facebook fotos da situação, onde é possível observar entulho, resíduos de construção e ferro velho, afirma que no fim-de-semana foi “a loucura total”. “Não estamos a falar de sítios escondidos, estamos a falar dentro das localidades. Estamos a proteger esta gente, que a todos prejudica, porquê?”, interroga-se.

O presidente da Câmara já afirmara ao TERRAS DE SICÓ que o Município via “com preocupação o aumento dos crimes ambientais, que de forma significativa têm aparecido neste período. Com o confinamento das últimas semanas, as pessoas aproveitaram para fazer pequenas obras e limpezas e em vez de contactarem os serviços municipais ou colocar os resíduos em locais licenciados e adequados, abandonaram-nos em sítios menos próprios”, descrevia, há pouco mais de uma semana o edil sobre o lixo despejado em matas e na floresta no concelho, nomeadamente pneus, placas de fibrocimento contendo amianto e plásticos largados no Casconho, Soure e Vila Nova de Anços.

Mário Jorge Nunes lamentava então a perda de “noções de civismo” que leva “a espalhar pelos espaços florestais e rurais lixo desnecessário”. Este fim-de-semana a situação agravou-se e seguiu nova denúncia para as autoridades.

Jornal Terras de Sicó 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM