COIMBRA,29 de Março de 2024

Siza Vieira apresenta projecto de arquitectura da futura Biblioteca da FDUC

3 de Junho 2020 Rádio Regional do Centro: Siza Vieira apresenta projecto de arquitectura da futura Biblioteca da FDUC

Vai ser apresentado hoje (03) o estudo prévio do projecto de arquitectura para a construção da futura biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

A sessão de apresentação – com a presença do arquitecto Álvaro Siza Vieira, dos vice-reitores da UC, João Nuno Calvão da Silva e Alfredo Dias, do Director da FDUC, Rui de Figueiredo Marcos, e dos administradores da Fundação Rangel de Sampaio, Filipe de Albuquerque Matos e Francisco Brito Pereira Coelho – decorrerá a partir das 10h00, na Sala 9 da FDUC, sendo aberta aos órgãos de comunicação social.

A construção, no Palácio dos Melos (antigas instalações da Faculdade de Farmácia), de uma nova Biblioteca para valorizar o acervo bibliográfico de cerca de 500 mil volumes da FDUC – e melhor servir os professores, estudantes e investigadores de vários países que a eles recorrem – é uma velha aspiração da Direcção da Faculdade.

O contrato com o gabinete do arquitecto Siza Vieira para elaboração do projecto da futura Biblioteca foi celebrado em 2005. No entanto, atrasos motivados pelas escavações arqueológicas indispensáveis para se poder iniciar a obra e pelas consequências da crise económica que afectou o pais durante o período do programa de assistência financeira pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional (2011-2014) retardaram a concretização do projecto.

A ideia é agora retomada, mas como no intervalo de tempo decorrido desde 2005 saiu nova legislação nos domínios de segurança ambiental e contra incêndios, acústica, instalações eléctricas e hidráulicas, saúde e gestão de resíduos foram efectuadas modificações no projecto inicial – sem alterar o Projecto de Arquitectura e os Arranjos Exteriores. Concluídos estes trabalhos de adaptação, acontece a apresentação do Estudo Prévio pelo gabinete do arquitecto Siza Vieira.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM