COIMBRA,17 de Maio de 2022

Semana Santa do Luso-Bussaco repleta de actividades

29 de Março 2022 Rádio Regional do Centro: Semana Santa do Luso-Bussaco repleta de actividades

A Semana Santa será vivida de forma intensa no Luso e Bussaco com um programa cultural e religioso que inclui concertos, rituais religiosos próprios da época, procissões e mesmo a Via-Sacra no Bussaco. O programa tem início a 3 de Abril e estende-se até Dia de Páscoa.

Após 70 anos sem se realizar, a Semana Santa tem início no Domingo de Lázaro (dia 3 de Abril) com uma imponente Eucaristia Campal nos Jardins do Palace Hotel do Bussaco. Segue-se um percurso pelas capelas da Via-Sacra do Bussaco. Na semana seguinte, destaca-se o Domingo de Ramos, com a Bênção e Procissão dos Ramos da Fonte de São João para a Igreja Matriz do Luso.

Na semana que antecede a comemoração da Páscoa, haverá um conjunto de concertos, nomeadamente pelo Grupo Regional da Pampilhosa e pela Associação Filarmónica de Luso (AFL), sendo este o concerto de estreia da recém-criada Filarmónica, assim como eucaristias e procissões. A quinze de Abril, Sexta-feira Santa, a Paixão e morte de Cristo será cantada ao longo da única réplica à escala da Via-Sacra de Jerusalém, a Via-Sacra do Bussaco. Nessa noite, após a Celebração da Morte do Senhor, segue-se a Procissão Solene do Encontro pelas ruas do Luso. E no Domingo de Páscoa, na Igreja Matriz do Luso, realiza-se a Eucaristia da Ressurreição do Senhor, seguindo-se a procissão do mesmo nome, que encerra as comemorações da Semana Santa, Luso – Bussaco. (Ver programa)

A criação deste programa cultural e religioso de celebração da Semana Santa é da responsabilidade conjunta de uma Comissão Organizadora e da Unidade Pastoral da Mealhada com a parceria da Câmara Municipal da Mealhada, da Junta Freguesia de Luso, da Fundação Mata do Bussaco e do Grande Hotel de Luso.

A iniciativa tem como objectivo promover as tradições religiosas da época Pascal na Freguesia de Luso, visto que tem todas as condições e o cenário adequado para um evento deste cariz. Além disso, pretende-se proporcionar vivências e actividades quer a residentes quer aos visitantes que escolhem esta época para a visita à vila termal e à Mata Nacional do Bussaco.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM