COIMBRA,22 de Janeiro de 2025

Semana da Gastronomia coloca à mesa melhores sabores de Oliveira do Hospital

14 de Março 2024 Rádio Regional do Centro: Semana da Gastronomia coloca à mesa melhores sabores de Oliveira do Hospital

Os melhores sabores da Carta Gastronómica de Oliveira do Hospital são apresentados à mesa de mais de duas dezenas de restaurantes, no âmbito da Semana da Gastronomia, evento que decorre de sexta-feira, dia 15, a 22 de Março e que antecede a Festa do Queijo Serra da Estrela.

A Semana da Gastronomia de Oliveira do Hospital coloca à mesa, e no centro das atenções, os melhores sabores, através da promoção da gastronomia da região, que pode ser apreciada em 22 restaurantes aderentes, situados de norte a sul do concelho.

Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, com o apoio da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, no âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que decorre nos dias 23 e 24 de Março, visa, refere o presidente do Município, José Francisco Rolo, “estimular a economia e gerar atractividade no sector da restauração”, através do turismo gastronómico.

Paralelamente, reforça José Francisco Rolo, “também queremos criar mais uma oportunidade para convidar a vir e a descobrir a nossa região, através dos nossos sabores e da autenticidade dos produtos locais de qualidade, uma vez que o palco onde é possível desfrutar destes paladares é, de facto, o sector da restauração”.

Outro dos objectivos da Semana da Gastronomia passa pela divulgação e promoção da Carta Gastronómica de Oliveira do Hospital, depois do “sucesso” conseguido em Fevereiro, com a realização da primeira edição do Festival do Borrego.

Carta Gastronómica

A Carta Gastronómica de Oliveira do Hospital, acrescenta o presidente do Município, “nasceu de um trabalho interessante”, realizado “com muito critério e método, em que foi possível compilar e organizar ementas que resultam dos saberes e dos pratos tradicionais”.

Pratos como o borrego com batata corada e grelos, arroz de fressura de borrego, caldeirada de borrego, arroz de suã, torresmos, tibornada de bacalhau, truta com presunto, arroz doce, carolos, tigelada, pão de ló, marmelada, doce de abóbora com requeijão e queijo Serra da Estrela, acompanhados por vinhos do Dão, integram a Carta Gastronómica de Oliveira do Hospital.

A estas iguarias, juntam-se uma vasta e complementar panóplia de produtos e sabores, elaborados através de receitas que vão dos métodos mais tradicionais às propostas mais contemporâneas dos espaços de restauração aderentes à iniciativa.

Integram a Semana da Gastronomia de Oliveira do Hospital, os restaurantes Albergaria do Choupal, Casa Portuguesa, Cristina, Il Pecato, João Brandão – Hotel Rural Quinta da Geia, L’Artista, Laranja Azul, O Cantinho, O Dinis, O Gouveia, O Leque, O Terreiro, OhLá, Olea – Museu do Azeite, Olhar Sobre o Alva, Panela de Ferro, Paraíso da Beira, Pedro´s, Quinta do Siso, Roots – Aqua Village Resort & Spa, Tasquinha do Marques e Vinha do Vale.

A juntar à valorização do património gastronómico, o desafio para esta semana é, também, segundo a vereadora com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal, Graça Brito, convidar a que “os visitantes saboreiem as maravilhas do concelho, pernoitem no alojamento local e venham conhecer as nossas paisagens, os rios, os monumentos, os percursos pedestres e as aldeias e vilas” do concelho.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM