COIMBRA,13 de Abril de 2024

Semana da Ciência e da Tecnologia da ESEnfC envolve cidadãos na construção do conhecimento

22 de Novembro 2022 Rádio Regional do Centro: Semana da Ciência e da Tecnologia da ESEnfC envolve cidadãos na construção do conhecimento

A Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) dinamiza, entre hoje e sexta-feira, quatro actividades em diferentes espaços da cidade de Coimbra, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia 2022, organizada pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

A iniciativa, denominada “Festival Social da ciência: Versão 2.0″, «tem como objectivo promover a ciência que se faz na UICISA:E/ESEnfC, consciencializar os cidadãos sobre a importância do seu papel na construção da ciência e suscitar um maior envolvimento do cidadão nos processos de investigação desta unidade» referem as organizadoras do evento, investigadoras Elaine Santana, Filipa Ventura e Joana Bernardo, sob a coordenação do Coordenador Científico da UICISA: E/ESEnfC, professor João Apóstolo e a professora Rosa Silva, responsável pela estratégia do envolvimento do cidadão e da extensão à sociedade.

Perto de 80 idosos (estudantes de universidades seniores de Coimbra e utentes inscritos em centros de dia do município) são aguardados hoje (pelas 15h00) na sessão especial “A Minha e a Tua Saúde Mental”, organizada em parceria com o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra (onde decorre a actividade) no âmbito do projecto de extensão da ESEnfC “Exploratório Consultório”, coordenado pelo professor Paulo Alexandre.

Além de «dar a conhecer os cientistas» da UICISA: E, «o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento», esta primeira iniciativa visa, particularmente, «consciencializar os cidadãos sobre como gerir a sua saúde mental e cognitiva, sendo uma área que merece uma atenção especial no âmbito da promoção da saúde», segundo referem as investigadoras/dinamizadoras da actividade.

Já na quarta-feira (dia 23 de Novembro) pelas 10h30, está programada uma visita às instalações da UICISA: E/ESEnfC, por parte dos formandos da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APPC). “Ciência Inclusiva – ao alcance de todos” é o nome da iniciativa que conta com a presença de seis pessoas.

Finalmente, nos dias 24 e 25 de Novembro, os investigadores da UICISA: E/ESEnfC vão estar no CoimbraShopping (1º andar), entre as 10h00 e as 22h00, onde procurarão interagir com os cidadãos que se deslocarem àquele espaço comercial. “Construindo confiança e redes” é o nome da acção.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM