A Santa Casa da Misericórdia de Soure assinalou, no sábado (12), cinco séculos ao serviço da comunidade com a inauguração do Centro de Memória e das novas instalações dos Serviços Centrais.
A cerimónia teve início às 15h00 na Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Soure com a Eucaristia de Acção de Graças dedicada a todos os que fizeram parte do percurso daquela Irmandade, e que foi presidida por Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra. Seguida pelo desfile das Irmandades até às novas instalações dos Serviços Centrais, na antiga Casa dos Magistrados, que foi totalmente remodelada para o efeito.
A bênção e inauguração do Centro de Memória e das novas instalações dos Serviços Centrais teve lugar às 16h30 e incluiu uma visita guiada pela curadora ao Centro de Memória. O novo espaço cultural é constituído por um núcleo museológico e um centro de documentação histórica onde se exibe o valioso património da Misericórdia de Soure que ilustra o percurso histórico da instituição desde 1.520 com recurso a textos, imagens, objectos e documentos, alguns inéditos.
O Centro de Memória da Santa Casa da Misericórdia de Soure será a partir de agora um polo cultural de referência quer na preservação das memórias e da história da instituição, quer na dinamização do seu património cultural junto da comunidade.
A sessão solene foi presidida por Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra e contou ainda com intervenções do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Soure, do Presidente do Secretariado Regional da União das Misericórdias, do Presidente da Câmara Municipal de Soure; da Directora do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra; do Presidente da Assembleia Geral da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Soure e do Conselho da Administração da Administração Regional da Saúde do Centro.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM