O Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, realiza, dia 29, pelas 18h00, via Zoom, a palestra “Dos estomas ao clima: árvores e florestas nos ciclos da água e do carbono” inserida no ciclo em curso “Ciência às Seis! (temporada 6)”.
Esta sessão será palestrante Catarina Moura que trocará impressões com o público sobre o tema.
Resumo:
As alterações climáticas constituem hoje um dos maiores desafios da Humanidade. Sabemos que se devem ao aumento de emissões de gases de efeito de estufa, designadamente o dióxido de carbono. As plantas são capazes, graças à fotossíntese, de absorver dióxido de carbono produzindo oxigénio. Que papel têm as árvores e os seus grandes agrupamentos que são as florestas no ciclo da água e do carbono que estão na base do clima? Que prejuízo causa a desflorestação? Que papel no clima poderá ter uma florestação intensiva?
Biografia:
Catarina Moura, doutorada pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, passando depois por UC-Berkeley (Califórnia), pelo Instituto Max Planck de Biogeoquímica em Jena, na Alemanha, e com actividade em Portugal, em Lisboa e em Coimbra, tem se dedicado às alterações climáticas e biogeoquímica em ecossistemas terrestres e florestais, incluindo os montados do sul de Portugal.
Actualmente investigadora no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, e associada à Cátedra UNESCO para a Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, tem um grande interesse pela comunicação de ciência, educação e aproximação da academia à sociedade e ao público escolar, participando em várias acções de divulgação e formação sobre os temas da biodiversidade, acção climática e sustentabilidade.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM