COIMBRA,24 de Abril de 2024

Roda de Conversa sobre Viver com a diferença da Trissomia 21 em Cantanhede

18 de Março 2024 Rádio Regional do Centro: Roda de Conversa sobre Viver com a diferença da Trissomia 21 em Cantanhede

No próximo dia 23 de Março, pelas 15:45 horas, na Clínica Fisio André Viegas (em Cantanhede), será realizada mais uma sessão de Rodas de Conversa dinamizada pelo Projecto “Feminismo para Tod*s”, desta feita subordinada ao tema “Juntas na diferença: a mãe e a profissional”, com entrada livre.
Num mês em que se comemora o Dia Mundial da Trissomia 21, Cristina Azevedo, mãe de filho com Trissomia 21 e educadora de infância, é a convidada escolhida para o papel de oradora, onde irá partilhar a sua experiência sobre viver com a diferença, quais as dificuldades e os estigmas que as pessoas com esta síndrome e as suas famílias enfrentam.
Segundo as mentoras do projecto, “educar uma criança é um desafio, mas educar uma criança que nasce “diferente” é um duplo desafio. É à mãe e à mulher que instintivamente se atribui o papel de cuidadora. Uma tarefa hercúlea sobre satisfazer necessidades físicas, emocionais e pedagógicas especiais de uma criança, sobre promover a integração e inclusão da criança na sociedade, e ainda sobre conciliar tudo isto com as necessidades e identidade próprias da Mulher”.
Recorde-se que o projecto “Feminismo para Tod*s” surgiu em 2022 a partir de um movimento social espontâneo de 4 amigas, no concelho de Cantanhede, com o propósito claro de contribuir para uma vida em sociedade mais equilibrada, justa e inclusiva, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico e a tomada de consciência para problemas que são de tod*s nós.
Este projecto dinamiza “Rodas de Conversa” com uma periodicidade mensal, que se realizam em locais diferentes do concelho de Cantanhede, procurando criar momentos de reflexão construtiva, discussão e partilha de vivências, opiniões e experiências. O ambiente é informal e descontraído, por forma a que todos os presentes se sintam à vontade de participar activamente em conversas sobre diversas temáticas que, de forma directa ou indirecta, abordam várias perspectivas do feminismo, igualdade de
género, defesa dos direitos humanos, cidadania, entre outros.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM