COIMBRA,24 de Maio de 2024

Reitor da Universidade de Aveiro eleito presidente do Conselho de Reitores

15 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Reitor da Universidade de Aveiro eleito presidente do Conselho de Reitores

O Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Ferreira, é o novo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), tendo conseguido os votos de 11 das 16 instituições na eleição realizada na terça-feira.

As universidades portuguesas escolheram o professor catedrático do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro (UA), Paulo Jorge Ferreira, para os representar numa eleição em que concorreu contra o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro.

Aos 61 anos, o professor que dirige desde 2019 a Universidade de Aveiro ocupa agora o cargo de presidente do CRUP durante os próximos três anos.

Paulo Ferreira sucede ao Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, reconhecendo que foi eleito “num momento de grande complexidade política, a nível nacional e internacional”.

Na sua primeira intervenção enquanto presidente do CRUP defendeu que “o CRUP e o sistema universitário continuarão a ser fundamentais para o desenvolvimento de Portugal”, lembrando que as instituições de ensino superior “têm promovido a coesão e o desenvolvimento regional e nacional” do país.

“O CRUP é constituído por instituições muito diferentes entre si, mas essa diversidade também contribui para a resiliência da rede de ensino superior e possibilita uma actuação adaptada às características das regiões e aos desafios do entorno”, sublinhou.

No seu discurso salientou ainda que “nenhuma outra instituição pública do país compete e colabora a nível internacional como as universidades que integram o CRUP: num planeta cada vez mais pequeno, numa sociedade cada vez mais móvel, as universidades são também um importante factor de atracção de talento”.

São membros efectivos do CRUP o conjunto das Universidades públicas, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e o IUM – Instituto Universitário Militar, num total de 16 instituições de ensino superior.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM