COIMBRA,28 de Março de 2024

Região de Coimbra vai pensar futuro da educação em iniciativa de três dias

22 de Abril 2022 Rádio Regional do Centro: Região de Coimbra vai pensar futuro da educação em iniciativa de três dias

Os principais agentes da educação da região de Coimbra vão juntar-se num ‘bootcamp’ de três dias, para reflectir sobre os novos desafios da escola e construir “a uma só voz” um manifesto orientador, revelou a Comunidade Intermunicipal.

“Vamos juntar os principais ‘players’ da educação para fazer uma reflexão sobre aquilo que é a educação, qual é o estado de arte da educação e, dessa reflexão, fazer sair um manifesto com as principais conclusões do que foi debatido nesse fim-de-semana”, explicou o vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra Raul Almeida.

O I Bootcamp – O Interior da Educação no Centro da Natureza – O Manifesto de uma Região realiza-se nos dias 6, 7 e 8 de Maio, na Pampilhosa da Serra.

Durante a apresentação desta iniciativa, que decorreu esta sexta-feira na sede da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, Raul Almeida realçou o papel “ainda mais importante” que os municípios têm na área da Educação, na sequência da transferência de competências.

“Queremos preparar estes temas, o próximo ano lectivo e conversar sobre a temática da educação, daí reunirem-se agentes, vereadores e diretores de escolas, dos 19 municípios desta região”, acrescentou.

Ao longo da sua intervenção, Raul Almeida aludiu também à primeira fase do “Realiza-te”, um programa de acção territorial que visa promover o sucesso escolar e que ultrapassou a meta de diminuir o insucesso e o abandono escolar precoce em 10% no território da CIM da Região de Coimbra.

“Esta reflexão que os actores da área da educação vão fazer é também muito importante por causa do Portugal 2030 e do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial, que temos que preparar e onde temos de encaixar estas matérias e políticas públicas na área da educação”, apontou.

O presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, evidenciou que este ‘bootcamp’ serve para os principais atores em educação “pararem e reflectirem” sobre os desafios de uma matéria que “não tem reflexos amanhã, mas daqui a uns anos”.

Ao todo foram convidadas para marcar presença nesta iniciativa cerca de 60 participantes, ao longo de um fim-de-semana, onde o autarca espera que “não tenham telemóvel”, de forma a pensarem a educação em exclusivo.

“Vão estar distribuídos em três grupos em alojamentos rurais no concelho da Pampilhosa da Serra, reflectindo e pensando na estratégia que a nossa comunidade, enquanto um todo, quer para a educação e os seus jovens. Isso no final vai reflectir-se num documento base, que seja um guia orientador do que vão ser os próximos passos durante os próximos anos”, evidenciou.

O manifesto para a educação da região vai ser construído à luz dos contributos dos participantes, sendo apresentado no encerramento do ‘bootcamp’, na tarde de 8 de Maio.

Integram da CIM Região de Coimbra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, do distrito de Coimbra, e Mealhada e Mortágua, dos distritos de Aveiro e de Viseu, respectivamente.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM