COIMBRA,14 de Junho de 2024

Região de Coimbra celebra Dia Mundial da Criança com actividades para todas as idades

31 de Maio 2024 Rádio Regional do Centro: Região de Coimbra celebra Dia Mundial da Criança com actividades para todas as idades

O próximo fim-de-semana será dedicado aos mais pequenos, celebrando o Dia Mundial da Criança, que ocorre a 1 de Junho. A região de Coimbra preparou várias iniciativas divertidas e educativas para assinalar a data e nós damos-lhe a conhecer algumas delas.

Cantanhede: Festa da Criança e da Família no Parque de S. Mateus

O Parque de S. Mateus, em Cantanhede, será palco de uma grande festa dedicada aos mais novos: a Festa da Criança e da Família. Este evento promete encher o dia de alegria e diversão, com uma programação recheada de actividades para todas as idades.

A festa será animada por actuações musicais dos grupos que participam no Festival Internacional de Dixieland, garantindo melodias e ritmos que vão fazer todos dançar. Para além disso, há muitas actividades programadas: exposições, oficinas, pinturas faciais, modelagem de balões, karaoke infantil, insufláveis, parede de escalada, air bungee, karts, e várias outras actividades desportivas. A Sociedade Columbófila Cantanhedense trará ainda o “Carrinho dos Brinquedos”, enquanto o ateliê Eco-Escolas e a exposição de meios operacionais da GNR, Bombeiros e Protecção Civil completarão a oferta.

Mas não fica por aqui! A programação cultural é um dos pontos altos, com “As Cantigas da Minha Infância” por Cristiana e Rafa, o espectáculo “Volta ao Mundo” pela Academia de Música de Cantanhede, o flashmob “Ser + FELIZ!”, uma demonstração de HIP-HOP pela Sociedade Columbófila Cantanhedense, e as peças de teatro “O Grufalão” pela Associação Escolíadas, e “Uma Aventura na Escola de Feitiçaria e Magia” pela Atrapalharte.

UC Exploratório: uma noite mágica

O UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra tem uma surpresa especial para os jovens exploradores entre os 6 e os 12 anos: uma noite mágica de sábado para domingo, de 1 a 2 de Junho, onde vão dormir e acordar com as estrelas no Hemispherium, o planetário do Exploratório.

A aventura começa às 21h00 de sábado, com uma programação recheada de observações astronómicas, actividades científicas, histórias e muita diversão. Os pequenos exploradores vão passar a noite de pijama e saco-cama, descobrindo constelações e mergulhando nas exposições enquanto vivem uma experiência única e inesquecível.

Para quem não conseguiu inscrever-se nesta sessão, haverá uma nova oportunidade em Dezembro.

Oliveira do Hospital: “Aqui Sou + Feliz”

Oliveira do Hospital também está pronta para celebrar com uma série de actividades que vão decorrer entre 1 e 5 de Junho nos parques do Mandanelho e dos Marmelos. Sob o lema “Aqui Sou + Feliz”, a Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Eptoliva e IPSS do concelho, preparou um programa educativo, pedagógico e desportivo, aberto a todas as famílias, com a animação da Coragem Eventos.

Amanhã, sábado, as festividades começam no Parque do Mandanelho às 14h30, com pinturas faciais, jogos tradicionais, insufláveis, pipocas e modelagem de balões. Às 15h00, a Gala de Ginástica do Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital promete encantar todos os presentes.

No dia 2 de Junho, domingo, as famílias são convidadas a desfrutar de um piquenique das famílias no Parque dos Marmelos. Cada família deve levar um lanche para partilhar e a tarde será animada com jogos tradicionais, insufláveis e momentos musicais.

Nos dias 3 e 4 de Junho, segunda e terça-feira, a Festa da Criança continua no Parque do Mandanelho, oferecendo música, dança, jogos colectivos e tradicionais, modelagem de balões, insufláveis, bicicletas, skates, pinturas faciais, poesia animada e uma entusiasmante “Color Run”.

As comemorações encerram no dia 5 de Junho com os alunos do ensino pré-escolar de Oliveira do Hospital a participarem na actividade “Move-te pelo Ambiente”, celebrando também o Dia Mundial do Ambiente.

Montemor-o-Velho: diversão nos Jardins e Parque Ribeirinho

Em Montemor-o-Velho as comemorações começaram já hoje, com muita animação nos jardins-de-infância e escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho.

Amanhã, dia 1 de Junho, das 11h00 às 19h00, o Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho transforma-se num verdadeiro paraíso de diversão. Banhos de espuma, insufláveis, pinturas faciais, actividades equestres e uma exposição de viaturas da GNR, Bombeiros e Protecção Civil são algumas das actividades propostas pelo Município.

Além disso, haverá espectáculos de música e malabarismo, animação de rua e desfiles, visitas à vila no comboio e aventuras na pista ciclável, garantindo um dia repleto de alegria e entusiasmo para todas as idades.

Lousã: tarde de diversão no Parque Carlos Reis

Também a Câmara Municipal da Lousã, em parceria com várias entidades locais, está a preparar um Dia Mundial da Criança repleto de animação e surpresas para todas as idades. As celebrações decorrem na tarde de 1 de Junho, no Parque Carlos Reis e no Auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.

O evento começa às 15h30 no Auditório da Biblioteca, com a actividade “A Criança que só queria jogar!”, parte do projecto “Mindfulness, Crescer Feliz”.

Às 16h00, as actividades no Parque Carlos Reis têm início, destacando-se as acções com os Bombeiros da Lousã e de Serpins, insufláveis, pinturas faciais e modelagem de balões, jogos de tabuleiro, actividades desportivas e jogos tradicionais. Simultaneamente, também às 16h00, começam as actividades musicais com as aplicações “Mundo da Música”.

Às 17h30, junto ao Coreto, a Companhia Muzumbos apresenta a peça de teatro “A Viagem de Gotília”. Segue-se, às 19h20, a entrega de prémios do “Desafio Meu Selo – 50 anos 25 de Abril”, promovido pela Autarquia nos Estabelecimentos de Ensino do concelho.

Para encerrar esta tarde de diversão, haverá uma festa da espuma com aula de zumba associada às 19h30. Durante toda a tarde, a Autarquia oferece pipocas para as crianças, limitado ao stock existente. Todas as actividades são gratuitas.

Portugal dos Pequenitos: festival “Há Artes no Parque”

O Portugal dos Pequenitos está pronto para receber o festival “Há Artes no Parque”, com uma programação especial de 10 dias, de 1 a 10 de Junho. No Dia Mundial da Criança, as crianças até aos 13 anos têm entrada gratuita, proporcionando uma oportunidade perfeita para um dia repleto de diversão e cultura.

Durante o festival, o parque será palco de uma variedade de actividades culturais, incluindo música, dança, artes circenses, oficinas e showcookings. Todos os dias, a abertura e o encerramento do parque são marcados pelos Arautos, que sobem aos torreões da entrada e tocam clarim, criando uma atmosfera mágica desde o início.

No dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, além da entrada gratuita para os mais novos, das 11h00 às 12h00 e das 15h00 às 16h00, os visitantes podem desfrutar das histórias contadas por Elsa Serra, seguidas de oficinas de escrita criativa, estimulando a imaginação e a criatividade das crianças.

Coimbra: concerto e espectáculo na Black Box do Convento São Francisco

A Câmara Municipal de Coimbra e o Convento São Francisco vão celebrar, amanhã, o Dia Mundial da Criança com duas iniciativas especiais dirigidas ao público infanto-juvenil: um concerto da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e um espectáculo multidisciplinar na Black Box do Convento.

A programação começa às 12h00 no Grande Auditório, com um concerto promovido pelo Conservatório de Música de Coimbra. Mais de 300 instrumentistas e cantores da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra subirão ao palco para um espectáculo vibrante que celebra a música e dá voz aos jovens talentos.

Os bilhetes para este concerto já estão à venda na bilheteira do Convento São Francisco, aberta diariamente das 15h00 às 20h00, e também online na BOL.

Às 16h00, na Black Box, terá lugar o espectáculo “Roda-Viva (a Menina e o Círculo)”, que combina circo, dança, desenho e música, levando o público numa viagem pelo território dos sonhos e da imaginação. Os bilhetes para este evento também estão disponíveis na bilheteira do Convento São Francisco e na BOL.

Figueira da Foz: Parque das Abadias e Parque de Estacionamento da Avenida de Espanha

O Parque das Abadias e o Parque de Estacionamento da Avenida de Espanha vão ser os epicentros da diversão, na Figueira da Foz, nos dias 1 e 2 de Junho, com um vasto conjunto de actividades gratuitas dirigidas ao público infantil e juvenil, em celebração do Dia Mundial da Criança. Este evento, promovido pelo Município da Figueira da Foz, visa não só comemorar esta data especial, mas também fomentar o convívio entre as crianças e as suas famílias.

Em ambos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, o Parque das Abadias estará repleto de actividades para proporcionar momentos divertidos e felizes às crianças: bolas de sabão gigantes; dança kids / disco party; modelagem de balões; pinturas faciais; ateliês; tiro ao arco e jogos tradicionais; mascotes e animadores; insufláveis; pista de obstáculos; cone de escalada; parede Everest; baliza com gladiador; surf mecânico; fotoboth e percurso de bicicleta.

No sábado, as crianças terão ainda a oportunidade de participar na “Kids Parade”, que ocorrerá por volta das 11h00 e das 18h00 no Parque das Abadias, com muita música, animação e diversão.

Ainda no dia 1 de Junho, entre as 10h30 e as 17h00, as crianças até aos 12 anos poderão usufruir de uma volta gratuita em vários equipamentos instalados no Parque de Diversões do Parque de Estacionamento da Avenida de Espanha.

Góis: Parque de Lazer do Cerejal

O Município, em parceria com a Junta de Freguesia de Góis, a CPCJ e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, celebram o Dia Mundial da Criança, amanhã, a partir das 11h00, no Parque de Lazer do Cerejal.

Este dia especial será repleto de actividades e surpresas para todas as idades. No Parque do Cerejal, haverá pinturas faciais para dar asas à imaginação, insufláveis para muita diversão e um almoço convívio para as famílias desfrutarem juntas. Além disso, os amantes de automóveis terão a oportunidade de apreciar a Exposição de Alfa Romeo, promovida pelo Alfa Romeo Clube de Portugal – Clube Alfista de Portugal.

Mealhada: Parque da Cidade

Mealhada também se prepara para celebrar em grande o Dia da Criança, com um leque de actividades. O Parque da Cidade será o epicentro desta festa, com uma variedade de entretenimento, incluindo insufláveis, camas elásticas, matraquilhos humanos, espectáculos e demonstrações de bombeiros e GNR.

As crianças poderão explorar diferentes áreas de jogo, participar em actividades como pinturas faciais e interagir com quadros de animação. Além disso, haverá demonstrações dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Pampilhosa, da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Mealhada, da CPCJ – Mealhada, do Luso Ténis Clube e da GNR, incluindo intervenção cinotécnica e exibição de veículos.

Às 14h00, o espectáculo “Turma da Fantasia” promete encantar as crianças com uma experiência mágica e divertida, repleta de música, malabarismo e truques de magia.

As actividades no Parque da Cidade terminam antes das 16h00 para dar lugar ao espectáculo “Comedia a la Carte Kids”, no Cineteatro Messias.

O dia culmina com um convite para desfrutar das Piscinas Municipais da Mealhada, das 17h30 às 19h30, proporcionando um final refrescante para este dia tão especial.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM