COIMBRA,20 de Outubro de 2021

Região Centro recebe campanha de sensibilização para a prevenção do cancro da mama

5 de Outubro 2021 Rádio Regional do Centro: Região Centro recebe campanha de sensibilização para a prevenção do cancro da mama

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove o “Outubro Rosa” com o objectivo de “consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família. Recorde-se que o cancro da mama é o mais prevalente (com maior número de casos) em Portugal e em todo mundo, mas se diagnosticado precocemente, é um dos que tem maior taxa de cura”, lê-se em comunicado da LPCC.

Centenas de iniciativas, de norte a sul do país e ilhas, assinalarão este mês de prevenção do cancro da mama. A LPCC pretende “uma grande mobilização dos cidadãos em torno desta causa, bem como fortalecer a sua presença e a dos seus voluntários nas comunidades locais. Além da vertente de sensibilização pública, a campanha pode integrar acções de angariação de fundos a favor do doente oncológico e familiares, existindo para o efeito um conjunto vasto de materiais alusivos à iniciativa, disponibilizados mediante solicitação”.

O “Outubro Rosa” visa, assim, “desafiar a comunidade a juntar-se a este movimento. O Núcleo Regional do Centro da LPCC junta-se à iniciativa nacional, pondo em prática em toda a Região Centro um vasto plano de actividades”. O objectivo é promover “sinergias para aumentar o impacto da iniciativa, nomeadamente com parceiros institucionais, empresas, grupos profissionais, marcas, e outras entidades, no sentido de uma maior intervenção ao nível da disseminação da mensagem da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nas comunidades locais”.

A agenda de actividades a decorrer durante o mês de Outubro na Região Centro, contará com acções de natureza diversa, tais como: sessões para a promoção da saúde e bem-estar em diversos ambientes; disponibilização de folhetos informativos e materiais alusivos ao “Outubro Rosa”; realização de caminhadas solidárias, cuja participação pode ocorrer em termos individuais ou em pequenos grupos, em horário e percurso livre; momentos lúdicos com ações de promoção da saúde e prevenção da doena.

A LPCC informa em comunicado que participar no movimento “Outubro Rosa” é “fácil e está ao alcance de todos, os que – de forma institucional, individual ou em pequenos grupos- podem organizar vários tipos de actividade”. Para mais informações ou para participar neste movimento deve ser preenchido o formulário disponível em: https://www.ligacontracancro.pt/outubrorosaform/

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM