COIMBRA,16 de Abril de 2024

Rede Terras da Chanfana promove espectáculos de dança com pessoas com deficiência

21 de Novembro 2022 Rádio Regional do Centro: Rede Terras da Chanfana promove espectáculos de dança com pessoas com deficiência

A rede cultural Terras da Chanfana vai promover três espectáculos de dança que incluem pessoas com deficiência ou incapacidade, em Vila Nova de Poiares, Lousã e Miranda do Corvo.

O projecto “Baila com Todos” resulta de um trabalho feito “com pessoas com deficiência ou incapacidade” e é apresentado no sábado em Vila Nova de Poiares, a 3 de Dezembro, na Lousã, e a 9 do mesmo mês, em Miranda do Corvo, afirmou a rede Terras da Chanfana.

A iniciativa, que assume a dança “como elemento agregador e sinónimo de inclusão social”, procura “promover a experimentação, a criação, a inovação artística e a inclusão social”.

Em “Baila com Todos” participam “pessoas com deficiência ou incapacidade, institucionalizadas ou não”, com o trabalho desenvolvido a resultar em três espectáculos de dança adaptada, “que permitem desenvolver a expressão corporal, a exploração do espaço e as técnicas de controle do corpo e do movimento”.

“Para além dos objectivos artísticos e do seu valor cultural intrínseco, o espectáculo visa também contribuir para a sensibilização para equidade e para o respeito pela diferença e pelo diferente, estimulando a mudança de atitudes face aos preconceitos e à discriminação”, realçou a Terras da Chanfana.

O projecto, que teve Direcção artística da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL), contou com a participação do Grupo de Ballet de Vila Nova de Poiares, o Solar das Chãs, a fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, Miran’Arts – Academia de DAnça, e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Vila Nova de Poiares.

As entradas para os espectáculos são gratuitas, mas requerem marcação prévia.

“Baila com Todos” está inserido na programação realizada pela rede cultural Terras da Chanfana, que abrange os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares e Penela.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM