COIMBRA,24 de Fevereiro de 2024

Rede das Cidades Criativas do Centro de Portugal reúne em Coimbra

12 de Fevereiro 2024 Rádio Regional do Centro: Rede das Cidades Criativas do Centro de Portugal reúne em Coimbra

Começou hoje, na Universidade de Coimbra, a 11.ª Escola de Inverno da UNESCO, um evento internacional que este ano é dedicado ao tema “Meios Digitais para o Turismo nas Cidades Criativas: Experiências do Centro de Portugal”. A Turismo Centro de Portugal (TCP) participou nos trabalhos do primeiro dia, através da sua vice-presidente, Anabela Freitas, que explicou aos participantes a relevância da Rede das Cidades Criativas do Centro de Portugal.

A iniciativa resulta de uma colaboração entre o Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia de Lisboa e a Cátedra UNESCO em Informação, Comunicação e Tecnologia da Universidade da Suíça Italiana (Lugano, Suíça).

Alunos e professores de todo o mundo

A 11.ª Escola de Inverno da UNESCO conta com a presença de 25 alunos e seis professores provenientes de diversos países, incluindo Portugal, Emirados Árabes Unidos, Itália, Turquia, China, Polónia, Finlândia, Irão e Suíça, representando universidades como Coimbra, Lugano, Pisa, Cagliari, Universidade Europeia de Humanidades (Lituânia) e Universidade Europeia (Lisboa).

Os participantes vão ter a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelas seis Cidades Criativas da UNESCO no Centro de Portugal, que estão associadas em rede: Leiria (Cidade Criativa da Música), Caldas da Rainha (Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares), Óbidos (Cidade Criativa da Literatura), Covilhã (Cidade Criativa do Design), Idanha-a-Nova (Cidade Criativa da Música) e Castelo Branco (Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares).

Até 18 de Fevereiro, os alunos e professores irão explorar o património imaterial dessas cidades, participar em palestras e abordar desafios reais relacionados com o turismo nestas cidades. O itinerário inclui visitas a Coimbra, Leiria, Caldas da Rainha, Óbidos, Fátima (destacando também a importância do turismo religioso) e Lisboa.

Os alunos estarão divididos em seis grupos, sendo que cada um irá analisar um plano estratégico de desenvolvimento para uma das seis Cidades Criativas da região, assim como um plano de desenvolvimento para o destino criativo Centro de Portugal. Os resultados serão apresentados na sexta-feira, dia 16, perante um júri constituído por representantes das Cidades Criativas, da Turismo do Centro e das Universidades de Coimbra, Europeia e de Lugano.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM