COIMBRA,23 de Março de 2025

Reactivado parque Ecovia na Casa do Sal para retirar carros dos HUC

10 de Janeiro 2023 Rádio Regional do Centro: Reactivado parque Ecovia na Casa do Sal para retirar carros dos HUC

A proposta de reactivação do parque de estacionamento da Rua do Padrão, do sistema Ecovia, foi aprovada na reunião desta segunda-feira do Executivo da Câmara Municipal de Coimbra.

Esta medida procura dar resposta à supressão de lugares de estacionamento e condicionamentos de trânsito, no âmbito das obras do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) a decorrer no interior dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

Na mesma reunião, foram, ainda, ratificados ajustes nos horários de algumas das linhas dos Serviços Municipalizados Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), no sentido de melhorar a eficiência do serviço.

O novo parque da Ecovia, na Rua do Padrão, vai chamar-se Parque da Casa do Sal (norte). A criação desta nova zona de estacionamento procura dar resposta, de acordo com a informação dos serviços, às novas necessidades que “surgirão devido à empreitada do MetroBus no interior dos HUC e à supressão de um elevado número de lugares de estacionamento nessa zona, bem como ao eventual alargamento do sistema Ecovia a novos interessados, nomeadamente a entidades como o Hospital da Luz”.

“Numa fase inicial, e devidamente monitorizada, os SMTUC manterão a actual oferta da Linha Vermelha (Casa do Sal/HUC), a qual será reforçada caso a procura venha a justificar-se”, refere a informação dos serviços, adiantando que, a partir de agora, esta linha passa a parar nos seguintes locais: Casa do Sal (Jardim), Estação de Coimbra-B (Rua do Padrão), Hospital Pediátrico, HUC (Avenida Bissaya Barreto), IPO/Escola de Enfermagem e HUC (Praça Mota Pinto).

O reconhecimento do papel dos transportes públicos para desanuviar a pressão do estacionamento nesses locais foi consensual na reunião tida com os Conselhos de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e do Hospital da Luz, tendo esta última unidade mostrado “interesse em que os seus colaboradores adiram ao Passe Rede Geral (Entidade), e com isso potenciar a procura nos parques da Casa do Sal, sendo posteriormente necessário equacionar a ligação àquela unidade hospitalar.”

À semelhança das restantes zonas de estacionamentos da Casa do Sal, o novo parque deverá funcionar nos dias úteis, entre as 6h45 e as 19h15. De acordo com os SMTUC, “é, ainda, imprescindível prever a entrada de quatro novos bilheteiros, com recurso à reserva de recrutamento do respectivo concurso, para dar resposta ao novo serviço do parque e colmatar as recentes saídas”. Deste modo, é possível iniciar o funcionamento do parque, no limite, a 1 de Fevereiro.

Ajustes de horários

Na reunião do Executivo municipal foram, também, ratificados ajustes nos horários de algumas linhas, designadamente a 5T – Pedrulha – Vale das Flores (via casa Branca), passando o anterior horário das 21h45 no Vale das Flores, para as 21h55. Na linha 13 – Beira Rio – Valongo (via Espírito Santo das Touregas), o autocarro deixa de fazer desvio para a Escola Silva Gaio (por ser um horário que já não satisfaz a comunidade escolar). Na linha 14 – Portagem – S. Martinho do Bispo (via Estação Velha), o tempo do percurso da ida e volta passa a 30 minutos, mantendo-se a frequência de 30 minutos ao longo de todo o dia, de modo a melhorar a fiabilidade dos horários.

Na linha 22 – Portagem – Escola Inês de Castro (via Fala) foram efectuados ajustes de cinco minutos nos diversos horários, passando, assim, os autocarros a parar, nos dias úteis, na Portagem, às 20h10, e na EB Inês de Castro, às 20h35. Aos sábados, passam na EB Inês de Castro às 12h45, 16h30 e 20h35 e na Portagem às 16h00 e 20h10. Aos domingos, na Portagem às 17h55 e na EB Inês de Castro às 18h20.

Na linha 24T – Palácio da Justiça – Quinta da Nora, há um ajuste de mais quatro minutos em todos os horários no sentido Palácio da Justiça/Bairro Norton de Matos e mais cinco minutos no sentido Bairro Norton de Matos/Palácio da Justiça. No período de férias escolares, em todos os horários no sentido Palácio da Justiça/Bairro Norton de Matos há uma alteração de mais cinco minutos nas viagens no sentido Palácio da Justiça/Bairro Norton de Matos.

Já na linha 34 – Universidade – Pólo II, a anterior passagem na Universidade era às 7h00, passando agora para as 6h50, e a passagem na Praça da República das 6h55 passa para as 6h45. De acordo com os serviços, “esta alteração será apenas na primeira viagem da manhã aos dias úteis, uma vez que este serviço implica com as alterações efectuadas na linha 38”. Nesta linha, a 38, de S. Clara – Pólo II da Universidade/via Fórum Pólo II, há uma antecipação de 10 minutos no primeiro horário da manhã, sendo que nos restantes horários regista-se uma antecipação de cinco minutos. Assim, no Pólo II, os novos horários são os seguintes: 7h15, 7h55, 8h15, 12h40, 19h30 e 20h30. E em Santa Clara: 12h20, 19h10, 20h10 e 21h05.

Nas linhas 38 e 38F – Santa Clara – Pólo II (regresso via Quinta da Portela), no período da noite, em Santa Clara, os anteriores horários das 21h05 e 22h05 passam para as 21h15 e 22h20. Na 38F – S. Clara – Pólo II da Universidade/via Fórum, aos sábados e domingos, regista-se um aumento de cinco minutos no percurso entre Santa Clara e o Pólo II.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM