COIMBRA,18 de Setembro de 2021

Quinzena da Chanfana atrai apreciadores a Miranda do Corvo

18 de Abril 2019 Rádio Regional do Centro: Quinzena da Chanfana atrai apreciadores a Miranda do Corvo

Durante 15 dias a chanfana volta a ser o prato mais servido em Miranda do Corvo. De 20 de Abril a 4 de Maio, a Quinzena da Chanfana é o pretexto para uma visita ao concelho, onde 15 restaurantes se preparam para servir a tradicional carne de cabra assada no forno com vinho tinto em caçoilas de barro.

Este ano, a Semana da Chanfana, que se realiza anualmente em Miranda do Corvo, foi alargada para 15 dias com vista a atrair ainda mais visitantes ao concelho. Assim, durante, não uma mas duas semanas, este prato típico de Miranda do Corvo vai estar em destaque num evento que pretende promover igualmente outras iguarias típicas do concelho, como a sopa de casamento e os negalhos. Afinal, o objectivo da Quinzena da Chanfana é mostrar todo o potencial do concelho em termos gastronómicos, mas também ao nível turístico e cultural.

Por isso, para juntar à gastronomia servida nos 15 restaurantes aderentes, a Câmara Municipal de Miranda do Corvo está a preparar um conjunto de actividades de índole cultural, desportiva e de animação.

O programa arranca na terça-feira (23) com o início do curso de “Cerâmica – iniciação à produção manual”, que será promovido em parceria com o CEARTE, na Casa do Design. No mesmo dia realiza-se, no auditório dos Paços do Concelho, o Encontro Regional da Rede Territorial das Cidades Educadoras subordinado ao tema “Semear o futuro”.

Após um dia de interregno, as actividades prosseguem na quinta-feira (25) com as comemorações do 25 de Abril e o Passeio Terras de Xisto e Calcário, que percorrerá as freguesias de Miranda do Corvo, numa organização do Clube 2cv/ Dyane.

No sábado (27), a programação começa logo de manhã (10h00) com o Capítulo da Real Confraria da Cabra Velha, seguindo-se o fim-de-semana gastronómico “Somos Chanfana” (14h00) e o 11.º Encontro Ibérico de Coros – Semide 2019, cujos grupos sobem ao palco no Mosteiro de Santa Maria de Semide, numa iniciativa coorganizada com a Liga dos Amigos do Mosteiro.

O ponto alto do programa acontece no domingo, cuja tarde será preenchida pelo programa da TVI “Somos Portugal”, numa emissão em directo através da Praça José Falcão, em Miranda do Corvo. Neste dia, destaque ainda para o 3.º Encontro “Rota da Chanfana” em bicicletas antigas, promovido pelo Clube de BTT Bikeonelas de Vale de Açor.

Já para 1 de Maio está marcada a Clássica Aldeias de Xisto 2019 de classe 12, que passará por Gondramaz. O 11.º Torneio de Cadetes Rota da Chanfana, agendado para 4 de Maio e organizado pelo Clube Náutico de Miranda do Corvo, encerra o programa.

Jornal Terras de Sicó

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM