COIMBRA,4 de Março de 2024

Provas desportivas animam União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades

22 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Provas desportivas animam União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades

São três as provas desportivas que vão fazer da União de Freguesias (UF) de Eiras e São Paulo de Frades o ponto de encontro de milhares de atletas.

O próximo domingo (26) é dedicado ao Trilho das Azenhas, uma iniciativa que vai na terceira edição, e em Maio, no dia 7, acontece o XIII Eiras Single Track. A novidade deste ano é a primeira Milha de Eiras a acontecer a 8 de Abril.

Para Luís Correia, presidente da UF de Eiras e São Paulo de Frades, estas iniciativas representam “uma marca desportiva da União de Freguesias” e que precisam de ter continuidade.

O Trilho das Azenhas é organizado pela Roda Dianteira BTT e será constituído por duas provas competitivas – um Trail de 23 km e um Curto de 17 km – e uma caminhada de 10 km. Os Trilhos das Azenhas é um evento de Trail Running que percorre trilhos e caminhos, passando por várias aldeias do concelho de Coimbra. O Trilho vai contar com cerca de 520 inscrições.

A Roda Dianteira BTT é uma entidade, que tem como principal objectivo promover e
desenvolver actividades desportivas de aventura associadas à natureza. O âmbito da sua acção
passa pela promoção de actividades de cariz ambiental, social e cultural. Desta forma, por cada inscrição que foi realizada nesta prova, um euro vai reverter a favor da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM).

A UF de Eiras e São Paulo de Frades, em colaboração com a Academia de Atletismo do Grupo Recreativo Eirense, leva a efeito no dia 8 de Abril, com início às 17h00, a “I Milha Urbana de Eiras”. A prova realiza-se no centro da aldeia de Eiras, com partidas e chegadas junto à sede da “Roda Pedaleira”, tendo a distância tradicional de 1609 metros.

Podem participar atletas de ambos os sexos, dos escalões de benjamins A a veteranos, federados ou não, representantes de clubes, escolas, associações e outras entidades ou a título individual.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas até 4 de Abril na plataforma FPA Competições. Até ao momento já estão inscritos mais de 100 atletas.

Segundo Luís Correia esta é a primeira milha certificada em Coimbra. “Que tenha conhecimento não houve até agora uma milha certificada em Coimbra, este é um investimento da UF de Eiras e São Paulo de Frades”. Rute Lopes, representante do Grupo Recreativo Eirense, espera que esta primeira edição seja “digna de registo”.

Já no dia 7 de Maio acontece o XIII Eiras Single Track. Este evento, organizado pela Associação Os Craques da Roda Pedaleira, será constituído por um passeio de BTT, com cerca de 25 km, maioritariamente em Single Track. O passeio conta ainda com cerca de 600 e 800 metros de acumulado positivo, respectivamente. A partida será às 9h15.

As inscrições efectuam-se até ao dia 30 de Abril, ou caso se chegue ao limite de 400 inscrições validadas. Neste momento já estão inscritos 270 atletas. O preço de inscrição é de 20 euros com direito a dorsal (participação), abastecimento, seguro, brinde. No caso de pretender uma t-shirt do evento, terá um custo adicional de 4,00 euros. Os acompanhantes dos participantes terão de pagar 8,00 euros.

“No ano passado o Eiras Single Track trouxe 600 pessoas de bicicleta e à volta de 100 em caminhada enquanto que o Trilhos das Azenhas trouxe aproximadamente 600 pessoas, por essa razão é óbvio que a UF tem todo o interesse em que estas duas actividades se mantenham”, disse o presidente.

Luís Correia sublinha a importância destas provas quer no aspecto desportivo quer na atracção de visitantes à UF de Eiras e São Paulo de Frades.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM