COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

Projecto NerveGen da UC e IPN vence concurso ARRISCA C

6 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Projecto NerveGen da UC e IPN vence concurso ARRISCA C

A Universidade de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes (IPN) desenvolveram uma solução inovadora para a regeneração nervosa periférica, o projecto NerveGen, que venceu a 11.ª edição do concurso de ideias ARRISCA C na categoria de Inovação.

O NerveGen consiste na produção de dispositivos médicos biodegradáveis por impressão 3D, que permitem a reconexão das duas extremidades de um nervo lesionado. A solução já foi testada em animais e apresenta vantagens em relação às soluções existentes no mercado, como resistência estrutural à sutura, flexibilidade, não produção de subprodutos tóxicos e personalização de acordo com as necessidades de cada paciente.

O ARRISCA C é um concurso de ideias de negócio que premeia projectos de base científica e tecnológica na região centro de Portugal, com o objectivo de contribuir para a criação de start-ups e spinoffs académicas e empresariais. O NerveGen recebeu um prémio de 3500 euros na categoria de Inovação e um prémio de 3000 euros da Câmara Municipal de Coimbra.

O galardão foi entregue, no dia 28 de Fevereiro, aos investigadores do Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais (LED&MAT) do IPN, Patrícia Pereira e Fábio Cerejo, durante a Sessão de Entrega de Prémios da 11.ª Edição do Concurso de Ideias ARRISCA C, realizada na Casa das Artes de Miranda do Corvo. A equipa é liderada por Jorge Coelho, Investigador no Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra e no LED&MAT do IPN.

A iniciativa visa promover o desenvolvimento de conceitos e projectos em fase embrionária nas áreas de Recursos Naturais e Bio-economia; Materiais, Tooling e Tecnologias de Produção; Tecnologias Digitais e Espaço; Energia e Clima; Saúde e Bem-Estar; Cultura, Criatividade e Turismo.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM