COIMBRA,16 de Junho de 2024

Projecto de Coimbra “Palhaços d’Opital” recebe prémio Humanizar a Saúde 2023

9 de Dezembro 2023 Rádio Regional do Centro: Projecto de Coimbra “Palhaços d’Opital” recebe prémio Humanizar a Saúde 2023

A associação Palhaços d’Opital, com sede em Coimbra, foi reconhecida como um dos cinco vencedores da 3.ª edição dos Prémios Humanizar a Saúde 2023 da Teva. O projecto homenageado, denominado “Palhaços d’Opital”, destaca-se pela sua acção em ambientes hospitalares, centrando-se na valorização e dignificação da pessoa.

A iniciativa da Palhaços d’Opital consiste em realizar visitas hospitalares semanais e regulares em oito hospitais parceiros, incluindo a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, o IPO Coimbra, o Centro Hospitalar Tondela Viseu, o Hospital Distrital da Figueira da Foz, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga e o Centro Hospitalar Universitário de São João. O objectivo é proporcionar momentos de alegria e entretenimento, contribuindo para a humanização do ambiente hospitalar.

Os Prémios Humanizar a Saúde, uma iniciativa da Teva, visam reconhecer e premiar entidades, instituições ou associações que desenvolvem projectos solidários para melhorar a qualidade de vida dos doentes, promovendo um ambiente mais próximo, humano e afectivo.

Além do projecto da Palhaços d’Opital, outras quatro iniciativas foram distinguidas com um prémio de cinco mil euros cada. Entre elas encontram-se o “Programa de visitas de palhaços a hospitais com serviços oncológicos pediátricos” da Operação Nariz Vermelho – Associação de Apoio à Criança, o “Sol de Afectos” da SOL – Associação de Apoio às Crianças Infectadas pelo VIH/SIDA, o “Projecto Casulo” da Associação Calioásis – Centro de bem-estar para crianças, jovens e suas famílias afectados pelo cancro, e a “Unidade Móvel – Saúde de Proximidade” da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé.

A entrega dos Prémios Humanizar a Saúde ocorreu no Centro Cultural de Belém, no dia 28 de Novembro, numa cerimónia que contou com a presença de várias personalidades do sector da saúde e solidariedade.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM