COIMBRA,14 de Junho de 2024

Programa Regional do Centro abre concursos no valor de 108 milhões de euros

7 de Junho 2024 Rádio Regional do Centro: Programa Regional do Centro abre concursos no valor de 108 milhões de euros

O Programa Regional do Centro (Centro2030) abriu sete concursos a fundos europeus, com uma dotação de 108 milhões de euros, para apoiar investimentos de base local e sub-regional com proximidade à vida dos cidadãos.

“A publicação destes sete avisos de concurso, destinados ao investimento de proximidade, significa mais um avanço na implementação do Programa Centro 2030”, realçau a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno.

O concurso será efectivado por via da contratualização com as Comunidades Intermunicipais. Trata-se, disse Isabel Damasceno, de “valores muito relevantes para investimentos nas áreas da saúde, educação, social e ambiente”.

Os concursos destinam-se aos programas Ciclo Urbano da Água em Alta (30ME), Eficiência Energética na Administração Local (60 ME), Infraestruturas de cuidados de saúde primários (4,4 ME), Equipamentos de cuidados de saúde primários (1,1 ME), Novos modelos de organização de prestação de cuidados de saúde de proximidade (3ME), Infraestruturas e Equipamentos sociais (7,2ME) e Infraestruturas do ensino básico e/ou do ensino secundário – 2.ª fase de operações do PT2020 (2,3ME).

Segundo a CCDRC, o Programa Centro 2030 está alinhado com as prioridades da União Europeia e estrutura-se em cinco objectivos estratégicos: Centro mais competitivo e inteligente, Centro mais verde, Centro mais conectado, Centro mais social e inclusivo e Centro territorialmente mais coeso e próximo dos cidadãos.

Além do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu (FSE), o Programa Regional Centro 2030 inclui o Fundo para a Transição Justa, destinado a mitigar os impactos socio-económicos da transição para a neutralidade carbónica resultantes do encerramento da Central Termoelétrica do Pego, através do apoio à diversificação da actividade económica do território e aos trabalhadores afectados.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM