COIMBRA,16 de Abril de 2024

Profissionais de saúde de quatro países visitaram o Biocant Park

11 de Janeiro 2023 Rádio Regional do Centro: Profissionais de saúde de quatro países visitaram o Biocant Park

O Biocant Park – Parque Tecnológico de Cantanhede recebeu, esta terça-feira (10), a visita de equipas ligadas à área da Saúde oriundas de Portugal (através da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra), Bangladesh, Vietname e Finlândia, que integram o projecto DigiCare, que visa a aquisição de competências de digitalização no sentido de capacitar estudantes da área da saúde para efectuarem follow up à distância de doentes com doença crónica.

Esta visita a Cantanhede decorreu a pedido da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, que assume a coordenação do projecto DigiCare em cotitularidade com a Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (Finlândia).

A comitiva, que incluía investigadores, médicos, enfermeiros, biólogos, psicólogos e bioquímicos, foi recebida pela administradora executiva do Biocant Park, Joana Branco, que fez a apresentação do parque tecnológico e conduziu uma visita à Crioestaminal, a primeira empresa a instalar-se no local e que hoje em dia é uma referência internacional na criopreservação de células estaminais.

Em representação do Município de Cantanhede esteve a vereadora Célia Simões, que considerou esta visita de investigadores internacionais “uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho de ponta que é de desenvolvido no Biocant Park, nomeadamente na área da biotecnologia e, quem sabe, abrir portas a novas oportunidades de negócio neste domínio”.

A autarca, que tutela a área da Saúde, destacou ainda a visita à Adega Cooperativa de Cantanhede e ao Museu da Pedra, “locais de referência, que permitiram dar a conhecer outras dimensões do Município”.

Três universidades e instituições de saúde do Vietname e outras tantas do Bangladesh são beneficiárias do projecto DigiCare.

Participam neste projecto internacional, em representação da instituição portuguesa, Pedro Parreira, Anabela Salgueiro-Oliveira, João Graveto, Paulo Costa e Beatriz Serambeque.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM