COIMBRA,24 de Maio de 2024

Politécnico de Coimbra e Câmara de Cantanhede criam pólo dedicado às artes criativas

9 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: Politécnico de Coimbra e Câmara de Cantanhede criam pólo dedicado às artes criativas

Hoje, 9 de Novembro, o Politécnico de Coimbra (IPC) e a Câmara Municipal de Cantanhede (CMC) inauguraram oficialmente a “Cantanhede Creative School”. Este novo pólo educacional, localizado nas instalações da antiga Escola Primária Conde Ferreira, foi alvo de obras de requalificação para poder acolher esta iniciativa. A cerimónia contou com a presença de representantes das duas instituições parceiras, estudantes e diversos membros das entidades locais.

A “Cantanhede Creative School” surge no âmbito da candidatura aprovada aos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”, e tem como objectivo oferecer formação nas diversas vertentes das artes criativas, abrangendo também áreas estratégicas para o concelho. Esta formação será ministrada através de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), pós-graduações e microcredenciais direccionadas a um público adulto.

Para Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, este evento representa um “acontecimento importante” para o município, sublinhando o compromisso da autarquia em proporcionar aos jovens as competências necessárias para enfrentar o futuro com confiança. Destacou ainda a importância da educação, formação e qualificação dos cidadãos, especialmente dos mais jovens, para o futuro da comunidade e o progresso económico e social.

Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, destacou que o novo pólo em Cantanhede é uma resposta aos desafios de aproximar a formação dos estudantes e de colaborar mais estreitamente com as empresas e instituições, atendendo às suas reais necessidades em termos de recursos humanos.

Actualmente, a “Cantanhede Creative School” já oferece o CTeSP em Luz e Som para Artes Performativas, com uma turma em funcionamento. Além disso, já decorreu a primeira edição da Pós-Graduação em Comunicação Estratégica para as Autarquias, no ano lectivo 2022-23, estando prevista a segunda edição para breve. Ambos os cursos são ministrados pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESEC-IPC). Este novo pólo educacional representa um passo significativo na descentralização da formação e no fortalecimento das artes criativas na região.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM