COIMBRA,18 de Julho de 2024

Politécnico de Coimbra com doutoramento conjunto internacional

30 de Junho 2024 Rádio Regional do Centro: Politécnico de Coimbra com doutoramento conjunto internacional

O Politécnico de Coimbra integra o doutoramento conjunto em Ciência, Tecnologia e Biotecnologia Agroalimentar da UNIgreen Alliance – a Universidade Europeia Verde. As candidaturas para o novo curso de doutoramento iniciaram no dia 27 de Junho, e decorrem até 26 de Julho. Este programa internacional, criado em colaboração com cinco universidades europeias, tem como objectivo formar especialistas no sector agroalimentar, com foco na sustentabilidade e inovação. O concurso faz parte da oferta educativa da UNIgreen Alliance.

O novo programa de doutoramento conjunto resulta da colaboração entre cinco membros da UNIgreen Alliance: pela Universidade de Modena e Reggio Emilia (administração sede do curso), pela Universidade de Almeria (Espanha), pela Universidade Agrícola de Plovdiv (Bulgária), pela Universidade Agrícola da Islândia (Islândia) e pelo Politécnico de Coimbra (Portugal), que será parte integrante das actividades educativas desta aliança. O novo doutoramento tem como objectivo proporcionar aos doutorandos uma formação avançada nos campos da ciência, tecnologia e biotecnologia agroalimentar, com particular atenção aos aspetos sustentáveis para apoiar a transição verde. Os estudantes serão preparados para desenvolver investigação de forma independente, comunicar os resultados através de publicações científicas, planear e apresentar projectos de investigação e transferir os resultados para empresas do sector. Este curso visa formar especialistas altamente qualificados, capazes de enfrentar problemas complexos no setor agroalimentar e gerir de forma independente investigação e projectos, tanto no campo académico como no industrial.

Para o Politécnico de Coimbra, o lançamento deste programa doutoral no seio da nossa Universidade Europeia UNIgreen representa “uma conquista de grande relevância”, segundo Maria João Cardoso, pró-presidente do IPC para a área das Relações Internacionais. “A oferta de um doutoramento internacional de excelência vem enriquecer a oferta formativa e representa mais um degrau decisivo para o reforço do prestígio internacional da instituição. A formação colaborativa transnacional de elevada qualidade na área agroalimentar traduzir-se-á na prossecução dos objetivos da transição verde e desenvolvimento sustentável”, explica a responsável. Maria João Cardoso salienta ainda “o trabalho árduo e empenhado que tem sido desenvolvido pela equipa UNIgreen do Politécnico de Coimbra que, em conjunto com os nossos parceiros, tornou possível este excelente resultado. Estamos todos de parabéns!”

O concurso estará aberto até 26 de Julho para titulares de grau de mestre ou grau equivalente. Estão disponíveis bolsas de estudo fornecidas por cada uma das cinco Instituições integrantes do Doutoramento Conjunto, sendo que os interessados devem consultar as condições e restantes informações no website https://unigreen-alliance.eu/.

Todas as actividades educativas deste programa de doutoramento de três anos serão ministradas em inglês, em modo híbrido. A mobilidade é obrigatória: os estudantes devem passar um período de mobilidade para fins de investigação no estrangeiro, com duração entre três meses (mínimo) e 18 meses. As actividades de investigação serão realizadas principalmente na localização principal (ou seja, numa das instituições membro da UNIgreen Alliance) sobre temas específicos de investigação oferecidos por cada instituição.

SOBRE A UNIGREEN

A UNIgreen é uma Aliança Universitária Europeia que reúne Instituições de Ensino Superior de oito países diferentes da Europa, comprometidas em promover a excelência na educação, investigação e inovação. O objectivo a longo prazo da Aliança é tornar-se a principal Universidade Europeia nos campos da Agricultura Sustentável, Biotecnologia Verde e Ciências Ambientais e da Vida. A UNIgreen Alliance baseia-se numa colaboração de longa data para criar uma Universidade Europeia integrada que apoie a economia verde, o que será possível através da iniciativa Universidades Europeias financiada pelo Programa Erasmus+.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM