COIMBRA,27 de Novembro de 2021

Poiares inaugura Bike Station para serviço e manutenção de bicicletas

26 de Maio 2020 Rádio Regional do Centro: Poiares inaugura Bike Station para serviço e manutenção de bicicletas

Trata-se de um Equipamento/estação de serviços para apoio a ciclistas, constituído com equipamentos para proporcionar todos os serviços necessários para a manutenção das bicicletas (lavagem, enchimento de pneus, ferramentas para reparação) e um ponto de água para consumo humano.

Será ainda uma estrutura de apoio ao futuro Centro de BTT de Vila Nova de Poiares (Centro de Cyclin’ Portugal) que será constituído e complementado com uma rede de mais de 100km de percurso BTT em todo o Concelho.

Para o Presidente da Câmara Municipal, estas iniciativas e investimentos «inserem-se na política de mobilidade sustentável do município e promoção da utilização de meios de mobilidade suave, como é o caso da bicicleta, contribuindo desta forma para aumentar os níveis de actividade física da população, ao mesmo tempo que se aumentam os níveis de saúde pessoal e comunitária, bem como se aumenta a segurança rodoviária».

Vila Nova de Poiares, pelas suas características geográficas é um concelho inserido num vale, com muitas áreas planas ou de pouca inclinação, e não sendo um concelho muito grande, facilmente se conseguem promover deslocações por meios de transporte não poluentes, capazes de assegurarem uma verdadeira alternativa aos meios de transporte individual tradicionais.

«Há muitas pessoas que no nosso Município realizam trajectos curtos de casa para o trabalho/escola, inferiores a 3km, pelo que a opção por outros meios de mobilidade suave, como é o caso da bicicleta se afirma como uma alternativa bastante viável com impactos muito positivos para a comunidade Poiarense e para o próprio Município», afirmou.

«Foi precisamente com este espírito que lançámos recentemente o programa “Poiares a Pedalar” que vai premiar a utilização frequente e com carácter regular da bicicleta nas deslocações dos munícipes para o trabalho/escola, sendo que esta Bike Station também servirá de apoio a este projecto», afirmou.

Estas iniciativas, a par de outras que a Autarquia tem vindo a desenvolver, visam sensibilizar e promover o uso de meios de locomoção alternativos e amigos do ambiente e que, além de permitirem uma redução nas emissões de CO2 possibilitam estimular a prática da actividade física e desportiva, contribuindo assim para o bem-estar e desenvolvimento saudável das populações.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM